Meio Bit » Arquivo » Fotografia » [App do Ano] Boxee– Começou como Media Player, terminou como solução completa

[App do Ano] Boxee– Começou como Media Player, terminou como solução completa

12 anos e meio atrás

Photo 10-08-11 08 33 19

Este texto deveria ser sobre um programa que descobri meio por acaso e serviria para organizar melhor os vídeos enviados pelos contatos de nossas redes sociais. Aí descobri uma característica semi-oculta: O Boxee também funciona como player de mídia remoto, acessando através de um servidor vídeos disponibilizados em seu Mac ou PC. Na verdade, vai muito além disso, mas minha descoberta de suas capacidades foi gradual. Acompanhe…

De cara achei excelente, afinal o Boxee faz de graça o que paguei US$5,00 para conseguir. Tudo bem, faz parte. Instalando o servidor no PC (ou no Mac) sua biblioteca de vídeos fica disponível no iPad:

Photo 10-08-11 08 53 05

Excelente, ele toca tudo que é formato que o PC consegue ler, é bem rápido e se achou na minha rede, mesmo com 2 roteadores e o Windows 7 no meio, que adora implicar com portas abertas pelas aplicações. Uma alternativa local para o Air Video, já estou feliz. Te como melhorar?

Tem, com o Boxee.

Esse monte de programas gratuitos têm uma razão de ser. Eles se integram ao Boxee, um equipamento de hardware muito parecido com uma Apple TV, uma caixinha genérica que toca vídeos da Internet ou da rede local na sua TV. Só que o Boxee vai além.

Não só ele é um hardware isolado como também existe na forma de software. O próprio site ensina como construir seu próprio Boxee, usando um Mac ou PC ligado na TV.

O software de Media Centre? Este aqui, também gratuito:

Snap191

O Boxee, quando instalado em um Mac ou PC escaneia a máquina atrás de arquivos de mídia, como filmes e músicas. Acessando o IMDB e outros serviços, busca capas de DVD, informações sobre filmes e séries, tudo automagicamente. Não é preciso digitar uma linha, tudo que fiz foi apontar alguns diretórios, e ele se virou:

Snap192

Além dos arquivos locais ele também acessa vídeos e séries online. Há opção para omitir arquivos que não podem ser exibidos localmente por questão de licenciamento regional babaquice dos estúdios:

Snap194

O streaming funciona bem, mesmo em um patético link de 2Mb como o meu.

Além de músicas, filmes e séries Online, o Boxee tem Apps. Não é um iPhone mas tem muito mais do que os tablets Android em seu lançamento. São 233, indo da NASA à BBC.

Snap195

Toda a movimentação do Boxee é feita com mouse, mas você também pode usar um controle remoto. Aliás, deve, pois se seu notebook estiver do lado da TV você dificilmente irá ficar se levantando toda hora para mudar de canal.

Caso não queira gastar dinheiro em um controle remoto para o computador, pode baixar a App Gratuita Boxee Remote, que transforma seu iPhone em um controle remoto para o Boxee, como o nome mui obviamente sugere.

Photo 10-08-11 09 24 30Photo 10-08-11 09 24 35

Como surgiu de uma ferramenta social, o Boxee desktop honra suas origens. Na tela principal temos o chamado Feed, integrando os vídeos enviados pelos contatos de suas redes sociais.

Snap193

O Boxee ganhou um lugar em meu coração e em minha estante. Meu Macbook, que está nas últimas irá passar o resto de seus dias ligado na TV, como coração de um excelente Media Centre.

Links Úteis:

Ah sim, para enterrar o mimimi anti-Apple de vez, gostaria de lembrar que o Boxee é Open Source, baseado no XBMC,

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários