Meio Bit » Arquivo » Mobile » [App do Dia] Google+ no iPad (mais ou menos)

[App do Dia] Google+ no iPad (mais ou menos)

13 anos atrás

Photo 09-08-11 04 37 49O Google+ é o tal Facebook Killer, rede social maravilhosa do Google que irá fazer o sertão virar mar e o mar virar sertão. Invadida pelos early adopters e logo depois por uma multidão de quase early adopters, está gerando um buzz imenso, muito mais o Google Buzz.

Quem gosta dessa coisa de Orkut e similares anda elogiando bastante. Pessoalmente vejo o mesmo ciclo do GTalk; comparado com o MSN ganhava por ser muito mais leve, simples e sem penduricalhos.

Após uma migração em massa as pessoas perceberam que os penduricalhos faziam falta, e surgiram as reclamações: Gtalk não permite isso, aquilo, etc. Hoje muita gente o usa através de clientes tipo Adium, integrando várias redes de IMs. O GTalk em si estão estagnado.

O Facebook hoje está uma penteadeira de dama que troca favores por dinheiro, repleto de jogos, spam, convites para eventos idiotas, gente que nunca vimos antes pedindo contato, aplicações, etc, etc. O Google+ se apresentou como um rede social essencial, sem toda essa gordura.

Funcionará? Provavelmente. Em algum momento ficará mais complexo, pois precisa de Apps e Jogos para gerar receita, mas aí os usuários, sempre compreensivos acharão que é uma boa idéia.

 

O grande empecilho aqui é que para dar certo o Google+ precisa dominar a plataforma Mobile. Já há um cliente Android e uma aplicação idêntica para iPhone, mas faltava uma aplicação para iPad. Na verdade a versão iPhone sequer rodava no iPad ou mesmo no iPod Touch, sendo que a molecada que não tem grana pra iPhone adora seus iPods.

Photo 09-08-11 04 40 03

A relação do Google com a Apple é muito conturbada, em uma das grandes brigas a Apple deixou a entender que iria abandonar o Google como fornecedor de buscas e de mapas. Compras de empresas da área mostram que a promessa pode não ficar na promessa.

A Apple também não é estranha no mundo das redes sociais, embora seu histórico quase tão ruim quanto o Google. Na verdade, é até pior, pois o Google não promete muito quando lança um Google Wave ou Google Buzz, já a Apple prometeu mudar o mundo com o Ping, e hoje ninguém lembra que ele existe.

Chega a ser compreensível a má-vontade do Google, mas a aplicação para iPhone (e Android) é muito ruinzinha, pouco mais que um reformatador do site original, e a versão liberada por esses dias decepciona no iPad.

Depois de tanto tempo ganhamos uma aplicação que nada mais mais que rodar em modo de compatibilidade, dobrando de tamanho e fingindo que o iPad é um iPhone grandão.

Não acredito que o Google tenha problemas de mão-de-obra, e dados os prazos envolvidos só posso entender que a inexistência de uma versão real do Google+ para iPad seja fruto de má-vontade.

O que é péssimo para o usuário, que não tem nada a ver com essas brigas de comadre, e só quer usar o Google+ eu seu iPad.

Como bem dito em Jurassic Park, a Natureza sempre acha um caminho, e depois que o Facebook por pura implicância de Zoidberg Zuckerberg não lançou uma App para iPad, apenas para ser atropleado pela excelente MyPad, é questão de tempo. Se a regra for mantida surgirá uma excelente App do Google+ para iPad, mas NÃO sob controle do Google.

Vingança? Sim, mas e daí?

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários