Meio Bit » Arquivo » Internet » Olha só, temos novidades no Meio Bit!

Olha só, temos novidades no Meio Bit!

Mudanças diversas no Meio Bit, do layout ao sistema de comentários.

13 anos atrás

Migração de servidor tem seus percalços, é complicada, consome tempo e fios de cabelo. Por outro lado, é uma renovação no gás que mantém os colaboradores do site ativos.

Depois de virmos para a Porto Fácil, pedi carta branca ao chefe para corrigir o que estava ruim/quebrado/feio no Meio Bit. Carta branca dada, foi hora de planejar e botar a mão na massa!

Após quase quatro horas (!) de trabalho, eis o "quase novo" Meio Bit. Baseado no feedback colhido pelo Google+ e conversas com alguns leitores, foram realizadas as seguintes mudanças:

Sistema de comentários

Essa era a maior reclamação. Muita gente simplesmente não conseguia comentar porque nossos sistema de cadastro estava capenga; ora funcionava, ora não. E como aqui as discussões são a parte mais importante dos posts (sérião!), demos prioridade máxima para resolver esse problema.

A solução encontrada foi migrar para um sistema de comentários externo, o que, além de cômodo para nós (menos plugins para atualizar, menos carga sobre o servidor), é muito mais para você, caro leitor. Optamos pelo DISQUS, que é moderno, bonito e fácil de usar.

Nesse momento os quase 400 mil (!) comentários estão sendo migrados, portanto, não se surpreenda se nas próximas horas alguns ou mesmo vários posts aparecerem se respostas. Elas estão chegando!

Depois que a migração estiver completa, publicaremos um post mostrando os recursos, destaques e uma forma de atrelar os comentários antigos à sua nova conta no DISQUS (que aceita login via Facebook, Twitter, OpenID e Google — e, nele, funciona).

Plugins renovados

Sem entrar em muitos detalhes, fizemos uma renovação na parte de plugins. Substituímos alguns que, hoje, têm alternativas superiores e removemos tudo o que era supérfluo. Com isso esperamos que o gerenciamento do blog fique mais simples e fácil de ser feito.

Melhoras cosméticas

Outra grande crítica, nosso layout. Crítica com total fundamento, diga-se. Ainda não é o mítico novo layout do Meio Bit, mas diz aí: está bem melhor, não?

Foram feitos ajustes no CSS e no próprio tema, aproveitando a base e corrigindo o que estava ruim. No geral, as mudanças foram as seguintes:

  • Tipografia: mais leve, espaçada e confortável para a leitura. Achamos melhor evitar invencionices aqui e partir para o feijão com arroz, as boas e velhas Arial (conteúdo) + Georgia (títulos);
  • Imagens na home: não estão mais distorcidas. Agora aparecem bonitinhas, no tamanho original e com a legenda mais legível;
  • Botões sociais: somam-se ao botão do Facebook o do Twitter e o +1, da Google. Você não tem mais desculpa para reverberar os posts daqui 😉

Outros tweaks foram implementados, como mudanças em cores e espaçamentos, algumas mexidas na sidebar e outros detalhes menores. No geral, nosso intuito era deixar o layout mais leve e legível. Acho que conseguimos.

Não sei quanto aos outros colaboradores (o Laguna eu acho que também é assim), mas eu tenho um quê de perfeccionismo com a forma com que meus textos são apresentados. Não basta escrevê-los e publicá-los; só fico satisfeito se a apresentação está à altura. Não estava, agora (eu acho) que está.

Espero que tenham gostado. Pitacos, sugestões e outros comentários são bem-vindos.

***

PS: o fórum é outro ponto que também foi bastante citado pelos leitores como algo que precisa de atenção. Ele terá, num segundo momento.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários