Meio Bit » Arquivo » Games » Fundador da EA diz que games estão na idade das trevas

Fundador da EA diz que games estão na idade das trevas

13 anos atrás

dori_dark_13.07.11

Assim como acontece na indústria fonográfica, muito tem se discutido sobre as forma de distribuição e licenciamento dos games e de acordo com Trip Hawkins, mais conhecido por ser um dos fundadores da Electronic Arts, da 3DO Company e que atualmente está a frente da desenvolvedora de jogos casuais Digital Chocolate, a situação atual da indústria não poderia ser pior e a culpada é uma companhia bastante conhecida de todos nós.

Acho que tivemos nossa era de ouro quando o desenvolvimento de jogos usava os discos flexíveis e era uma plataforma livre onde podíamos fazer nossos jogos como quiséssemos fazer. A Nintendo veio com o licenciamento de softwares e estamos na idade das trevas desde então.

Quantas grandes companhias foram construídas na internet, que é uma plataforma aberta? A lista se estende e a Nintendo tem feito as coisas dessa maneira por 25 anos e não há grandes companhias que foram criadas a sua volta.

Sinceramente não sei dizer se Hawkins tem razão, mas acho estranho ele ter se beneficiado por tanto tempo do tal modelo “imposto” pela vilã Nintendo enquanto esteve diante de duas grandes companhias que sempre venderam seus jogos da mesma maneira e fico com a sensação de que ele esteja mais é defendendo o seu peixe, o ramo de jogos casuais.

Além do mais, não gosto dessa ideia de que a falta de criatividade seja culpa daquela empresa ou de determinado modelo de distribuição. Na minha opinião as pessoas se acomodam, procuram caminhos mais curtos para obterem sucesso e acabam caindo no lugar comum e isso sempre existiu, em qualquer ramo e não irá mudar. Cabe aos outros buscarem ideias novas e ninguém conseguirá me convencer de que elas não surgiram aqui ou ali desde o crescimento da criadora do Mario ou mesmo atualmente.

[via MEGamers]

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários