Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Loja Lomo chega à São Paulo

Loja Lomo chega à São Paulo

13 anos atrás

Ótima notícia para quem gosta de Lomografia. Será aberta em São Paulo a segunda loja voltada para o assunto no Brasil. A primeira se encontra no Rio de Janeiro e se tornou um ponto de encontro para os amantes dessa arte. O interessante é que a loja também oferece opções culturais e não somente a venda de câmeras. Como já comentamos aqui algumas vezes, na loja é possível, por exemplo, alugar uma câmera Lomo para fotografar. Fora isso, eles atuam vendendo lentes, câmeras e assessórios fotográficos ao lado de obras de arte, roupas e assessórios de moda, a loja ainda recebe uma série de palestras e workshops com os maiores especialistas em Lomo do país. Na loja do Rio de Janeiro ainda é possível encontrar a maior coleção de fotografias Lomo (Lomowall) da América Latina. Convenhamos que isso não é pouca coisa.

A loja de São Paulo deve seguir o mesmo padrão de funcionamento e vai ser instalada na Rua Augusta, mas ainda não possui uma data para ser inaugurada. Assim como a irmã do Rio, a loja de São Paulo é ligada diretamente à Lomography Brasil, um pessoal organizado que leva a Lomografia muito a sério. Embora não haja data definida para a inauguração, já começou uma campanha de divulgação no Facebook. Espero que não demore muito, pois na próxima vez que for a São Paulo vou dar uma passada por lá.

Assim como quase tudo na cultura, a Lomografia é um movimento. Não pode ser definido pela racionalidade e sim pela espontaneidade. Tudo começou com  Austríacos que foram passar as férias na República Tcheca e se valeram de câmeras descartáveis compradas no local para fazer suas fotos. Ao revelar suas imagens encontraram inúmeros defeitos ocasionados pela baixa qualidade do equipamento (inerente a qualquer câmera descartável). Porém, a estética envolvida nesses defeitos é que criou o movimento. A câmera era uma LC-A da fábrica LOMO (Leningradskoye Optiko-Mechanichesckoye Obyedinenie). Hoje, a Lomografia existe para desafiar as regras e racionalizações da fotografia. Tive um professor, que depois de citar dezenas de regras de composição na fotografia, disse que a regra mais importante é que não existem regras. Vejo muito dessa contestação no movimento Lomográfico. Independente da câmera que você possuí, existem algumas indicações para produzir uma verdadeira imagem lomográfica:

1. Leve sua câmera aonde você for
2. Use-a a qualquer hora – dia ou noite
3. A lomografia não é uma interferência na sua vida, e sim parte dela
4. Não olhe pelo visor
5. Aproxime-se o máximo possível dos seus objetos de desejo lomográfico
6. Não pense
7. Seja rápido
8. Você não precisa saber antes o que capturou no filme
9. …nem depois
10. Não se preocupe com nenhuma regra

A Lomografia é um movimento mundial, muito forte na Itália e Espanha. Tudo é baseado em questionar e desafiar a estética fotográfica. Aliás, esse é o papel de todo movimento cultural relevante.

Fonte: Trip

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários