Meio Bit » Arquivos » Fotografia » Cantio!: alternativa ao Grooveshark para música na nuvem

Cantio!: alternativa ao Grooveshark para música na nuvem

Cantio! é um serviço de streaming de música gratuito. Surge como um interessante concorrente ao Grooveshark.

12/07/2011 às 9:04

Cantio1

Até então não existiam serviços realmente decentes que pudessem se equiparar ao Grooveshark que, apesar de ser pago (US$ 6 e US$ 9/mês, além de uma versão gratuita), reina absoluto entre os streamers de música.

Existem algumas opções em paralelo, mas tirando talvez o Google Music Beta e o Spotify, que de qualquer forma ainda não podem ser utilizados no Brasil, não há nada que valha realmente a pena.

Para tentar mudar isso, o recém-lançado Cantio! surge como mais um disputando a sua preferência. Até a interface parece ter sido inspirada no Grooveshark e o serviço conta com praticamente os mesmos recursos e tem milhares de faixas à disposição do usuário. Tudo grátis.

Uma das principais diferenças que notei (acabo de abrir uma conta para testar o serviço) é que o Cantio!, ao invés do GS, sugere constantemente faixas e artistas para o usuário, baseando-se nos charts e popularidade do Last.fm e até dos Top 10 da Billboard.

Em contraponto, a popularidade dos artistas pode ser facilmente considerada bem inferior a do seu concorrente, uma vez que o Cantio! puxa conteúdo basicamente do Intubiu.

Cantio2

A interface é bem limpa e o serviço aparenta estar bem redondo, sem bugs visíveis ou maiores problemas.

É possível criar o seu próprio playlist e também adicionar pontualmente canções aos seus "favoritos".

A função "Radio Mode" seleciona automaticamente canções para serem tocadas e imagino que vá aprendendo alguma coisa com os seus hábitos e escolhas, embora não possa confirmar isso ainda. O GS faz um pouco disso, então... Em ambos, escolho a rádio Blues ou Jazz e deixo lá.

Não curti a quantidade de recursos e memória ram que o treco consome durante o streaming.

Mais para frente, será possível customizar a interface através da seleção e modificação de temas. É possível compartilhar o que você escolhe e ouve com seus amigos no Twitter e no Facebook.

Para conhecer, aqui.

relacionados


Comentários