Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Game over para o MiniDisk da Sony

Game over para o MiniDisk da Sony

MiniDisks, da Sony, finalmente chegam ao fim da linha. Últimas unidades serão vendidas na Europa e Japão.

13 anos atrás

Mz rh1

O último dos moicanos, o MZ-RH1

Até que demorou para acabar, mas enfim a Sony anunciou oficialmente que não mais fabricará o MiniDisk Walkman. Eu custei a acreditar que eles sequer eram ainda fabricados. Mas eram. Eram, no passado. Acabou.

Ano passado foi a série Walkman a descontinuada. Agora o MiniDisk também e a Sony precisou de muito produto parado no mundo todo para se convencer de que ninguém mais os compraria como antes.

O MiniDisk foi lançado no Japão em 1992 com a finalidade de substituir as fitas cassete. Imagine, os primeiros modelos com discos de 6,4 centímetros podiam acomodar 74~80 minutos de música e isso era incrível para a época.

Um novo formato, o HD lançado em 2004, aumentou para 45 horas de música a capacidade dos aparelhos e explodiu em vendas no Japão.

Nos EUA, que influenciava o resto das vendas pelo mundo, o formato mais popular ainda era o CD e demorou um pouco até o MiniDisk assumir um lugar entre as preferências do consumidor. Começava uma época terrível para quem produzia conteúdo e a pirataria mostraria rápido no que se transformaria se não fosse contida. Ainda mostra.

O primeiro MiniDisk da série, o MZ1 de 1992.

Com os primeiros MP3 players lançados, o MiniDisk teve alguma expressão como uma opção "premium" de compra. Mas quando o iPod foi lançado em 2001, muita gente nem sabia o que era fora do eixo consumidor de produtos japoneses.

Aliás, o iPod primeira geração foi considerado um dos lançamentos mais arriscados da Apple, em outubro de 2001, logo após os atentados de 9/11. Mas esse aqui é sobre os MiniDisks...

Os últimos dos últimos

De acordo com a Sony, o último dos moicanos é o modelo MZ-RH1 (topo) e será vendido (?) até que se esgotem os estoques. A empresa estima que ele desapareça da Europa no próximo mês e do Japão até setembro. Eu acho que ainda acumula pó nas prateleiras até bem mais tarde. Enfim.

Discman D121

O Walkman CD (Discman), criado para acomodar a popularidade do CD, lançado em 1984.

Curiosamente, ao contrário dos MiniDisk players, os gravadores no formato MiniDisk ainda tem uma certa preferência entre músicos e produtores na Europa e no Japão e podem durar um pouco mais. Apesar de ter lido isso em fontes, só acredito vendo mesmo.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários