Meio Bit » Arquivo » Internet » WordPress 3.2: rápido, reestilizado e... zen

WordPress 3.2: rápido, reestilizado e... zen

Nova versão do WordPress, 3.2, traz editor zen, novo tema padrão, novo Dashboard e acaba com suporte a software legado.

13 anos atrás

George Gershwin.

Ontem, em pleno feriado nos Estados Unidos, Matt Mullenweg anunciou, no blog oficial do projeto, o WordPress 3.2, a nova versão da plataforma de blogs mais fácil, popular, bonita e ajeitada da Internet.

Antes de descartar o resto desse post (hunf!) e ir atualizar o seu blog, leia pelo menos essa informação: a nova versão deixa de lado versões antigas do PHP (4) e MySQL, e o novo Dashboard também dá de ombros para o Internet Explorer 6 e outros navegadores antigos. Portanto, antes de atualizar vale muito a pena conferir com a hospedagem os detalhes do seu servidor, ok?

Se ele atende aos requisitos mínimos e você pode atualizar o seu blog, prepare-se para ver um WordPress mais rápido e bonito. Sem as amarras do software legado suportado até a versão anterior, os desenvolvedores puderam otimizar algumas coisinhas.

O Dashboard foi totalmente reformulado, passou a ocupar a tela inteira (sem bordas nas extremidades) e não tem mais tanto desperdício de espaço. Alguns vão chiar, como sempre acontece, mas no geral a receptividade entre os usuários tem sido positiva — particularmente, gostei bastante do novo layout!

Novo Dashboard do WordPress 3.2.

Novo Dashboard do WordPress 3.2. (Clique para ampliar)

Mantendo a promessa de um tema padrão por ano, o WordPress 3.2 marca a estreia do Twenty Eleven, um belíssimo tema que preserva muitas características do seu antecessor, o Twenty Ten, como fundo, cabeçalho e menus personalizáveis via interface gráfica, e adiciona, além do visual renovado, cabeçalhos rotativos.

Twenty Eleven, novo tema padrão do WordPress.

Twenty Eleven, novo tema padrão do WordPress. (Clique para ampliar)

Na hora de escrever, o novo modo tela cheia, também conhecido como "zen mode", transforma a tela de edição do WordPress num editor "distraction-free", como muitos que já comentamos por aqui. Escrevendo, a única coisa que o usuário vê é título e texto; ao arrastar o mouse, a barra de ferramentas surge no cabeçalho. Sutil e bem feito, e com um clique na tecla F11, tem-se efetivamente um editor livre de distrações.

Zen mode, no WordPress 3.2.

Zen mode, no WordPress 3.2. (Clique para ampliar)

Mantendo outra tradição, o músico homenageado da vez é o pianista e compositor George Gershwin.

O WordPress 3.2 já está disponível para download no site oficial (e no português do Brasil também) e pode ser atualizado automaticamente pelo próprio blog. Aliás, o mecanismo de atualização ganhou outra novidade relevante: daqui para frente, somente arquivos modificados serão atualizados em futuros lançamentos. Mais rapidez e segurança para manter o WordPress tinindo.

relacionados


Comentários