Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Livro Fotografia de Retratos de Bill Hurter

Livro Fotografia de Retratos de Bill Hurter

13 anos atrás

Essa semana estou em contagem regressiva. No sábado começa o primeiro curso de Nu Artístico e Sensualidade da região do Pontal do Paranapanema. O evento está sob minha responsabilidade e vou tentar passar um pouco dos 10 anos de experiência que possuo na área para meus alunos. Mas, esse não é motivo desse texto. Ao começar a montar a aula comecei a ler um livro recém adquirido e que ainda não tinha resenhado por aqui. Como a fotografia de nu não deixa de ser um retrato, nada melhor do que ler o manual Fotografia de Retratos do fotógrafo Bill Hurter para ter inspiração e relembrar alguns conceitos básicos.

O livro foi lançado no Brasil pela Editora Photos e trabalha de uma maneira bem ampla com o tema de retratos. Já tratamos do tema aqui no Meio Bit em algumas ocasiões e até fizemos um desafio fotográfico de retratos, mas se você quer aprender o básico sem gastar muito, então o seu caminho é esse manual. A leitura é muito simples  e o livro é recheado de diversas fotos exemplificando as dicas que estão sendo dadas. O legal é que as fotos possuem o exif completo em sua legenda mostrando para o fotógrafo como o equipamento estava regulado. O único probleminha são alguns erros de concordância, provavelmente por conta da tradução, porém não comprometem a leitura e a absorção da informação.

Gostei muito do fato do livro ser uma mistura entre o lado técnico da construção de um retrato e o lado artístico. Vejo muitos cursos e workshops onde o instrutor sempre foca mais em um dos aspectos. Eu acredito que a técnica é tão importante quanto o olhar. Por isso que sempre tento misturar os dois na medida certa em minhas aulas. O primeiro capítulo é sobre Equipamentos e Técnicas Básicas, e podemos notar que é bem introdutório mesmo, mas com informações muito importantes. Aqui são tratados temas relacionados a câmera ideal, distância focal, fotometria, luzes e modificadores de luz. O segundo capítulo é direcionado às Boas Técnicas de Trabalho Digital. Se você nunca se interessou ou entendeu para que servem os espaços de cor, os formatos de arquivo, os metadados ou a questão da latitude de exposição, então está na hora de ler esse capítulo. Porém, o melhor é tocar em um assunto que pouca gente conhece ou ouviu falar. Estou me referindo ao índice de exposição de cada câmera. De quebra, veja de maneira descomplicada para que serve um cartão cinza 18%.

O terceiro e o quarto capítulo são dedicados a poses e composição dos retratos. Muito legal ver as soluções para posicionar as modelos e a melhor maneira de dirigir a cena. De quebra ainda temos um pouco sobre regra dos terços e a Proporção Áurea, coisa que pouca gente consegue entender. Logo depois entramos em três capítulos que possuem por objetivo tratar da iluminação. Embora existam preferências entre estúdio e luz natural, as variações dentro dessas duas modalidades são gigantescas. Aqui aprendemos a iluminação básica de retratos, as variações de iluminação e a iluminação externa. Fechando o livro temos os capítulos sobre técnicas corretivas, técnicas de retoque com o Photoshop e Impressões Finais, para você que vai passar sua imagem para o papel.

Em alguns pontos o livro realmente nos trás uma linguagem bem básica, bem didática, mas a importância das informações é inquestionável. Ótimo para quem quer começar a aprender composição e, principalmente, direção de modelos, uma coisa que deixa muito iniciante na fotografia com cabelo arrepiado. O livro Fotografia de Retratos de Bill Hurter já está em sua segunda edição e se encontra a venda no site da Editora Photos. O valor do investimento é de R$ 89,00.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários