Meio Bit » Arquivo » Segurança » Furunfadas públicas e políticas de privacidade imbecis

Furunfadas públicas e políticas de privacidade imbecis

Equipamento que monitora atividades físicas possuía brecha que tornava pública as atividades mais.. íntimas dos usuários.

13 anos atrás

Existe uma regra no mundo de desenvolvimento de software que diz ser impossível criar um sistema à prova de idiotas, pois o Universo está sempre inventando idiotas mais criativos. Só que isso não quer dizer que devamos parar de tentar, pois mesmo idiotas não querem utilizar sistemas projetados por idiotas.

O sistema projetado por idiotas do dia se chama FITBIT. O negócio parece um MP3 Player genérico, que se propõe a rastrear via acelerômetro sua atividade física diária, anotando se você anda, corre, dorme, puxa ferro ou exerce outro tipo de exercício.

O problema é o outro tipo de exercício, mas não pulemos as preliminares.

O FITBIT faz um esforço de tentar deduzir a atividade que você está praticando, mas o detalhamento é por sua conta. (anote isso). E, como tudo hoje em dia, é social, tem um site onde você compartilha seu diário de exercícios, mostra aos amigos o quanto tem se esforçado para conseguir o downgrade de "blogueiro" para "ameaça gravitacional" e, eventualmente, "muito fora de forma".

Aqui entra a imbecilidade que você estava esperando: O FITBIT é social. Social DEMAIS, já passou do nível de periguete. A bagaça compartilha automaticamente toda a sua atividade física, inclusive a fornicatória, em um site ABERTO, SEM SENHA, INDEXADO PELO GOOGLE.

Agora a caca já foi corrigida, mas não sem antes a vida sexual de um monte de sujeitos preocupados com condição física ter caído na boca do povo.

É uma besteira inadmissível, mas razoavelmente comum. Noto que falta nas empresas alguém com função de representar o papel de filho de uma dama que troca favores por dinheiro, do sujeito que pensa em todas as formas ERRADAS de usar o produto, de tudo de ruim que pode acontecer.

Já vi mais de uma startup com falhas de segurança horrendas, que eram desconsideradas pois só poderiam ser exploradas se "o usuário usar o sistema de forma maliciosa, errada". Sério, ouvi essas mesmas palavras.

Achar que algo não vai ser mal-utilizado, baseando-se nas boas intenções dos usuários é imbecilidade e inocência, quase tão grande quando configurar um site que divulga atividade sexual dos usuários e deixar a opção de compartilhamento público acionada por default.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários