Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Câmera de vídeo que grava filmes em HDR

Câmera de vídeo que grava filmes em HDR

13 anos atrás

O HDR vai conquistar o mundo. A sigla quer dizer Grande Alcance Dinâmico e na fotografia conseguimos esse efeito mesclando no mínimo três fotos que tenham sido feitas com diferentes aberturas de diafragma. A idéia é boa, pois permite manter informações tanto nas regiões de sombra quanto nas de altas luzes. O problema é que tem muita gente exagerando um pouco na receita da coisa e criando imagens que fogem completamente da realidade. Algumas ficam muito legais, mas outras extrapolam um pouco o bom gosto. Porém, esse tipo de foto se tornou tão popular que algumas câmeras fotográficas mais avançadas já estão saindo de fábrica com a capacidade de fazer a construção dessas fotos internamente.

Agora, como mais uma prova da popularidade do HDR, chegou ao conhecimento do grande público a primeira câmera de vídeo que faz filmes em HDR instantaneamente. Já tivemos algumas experiências com pessoas utilizando duas câmeras e depois juntando esses vídeos, mas o equipamento que está sendo mostrado agora faz o vídeo em HDR ao mesmo tempo que está filmando. A câmera chamada AMP HDR produz vídeos em Full HD (1080 pixels) com 24 ou 30 quadros por segundo. Mas, o diferencial que torna o HDR possível é o fato da lente do equipamento dividir a luz em três partes que atingem os três sensores da câmera. Cada um deles captura a luz com o diafragma necessário para a produção de um HDR.

Claro que a idéia é bacana e os vídeos de amostra dizem que isso é possível. Mas, o equipamento ainda precisa de muito desenvolvimento para ser lançado comercialmente. Um bom design seria bem vindo, visto que a câmera ainda é muito feia. Porém, uma grande vantagem da coisa toda, é que a câmera se utiliza de lentes Nikkor, já que é compatível com a baioneta F da fabricante japonesa.  Vejam abaixo um pouco do que foi mostrado no anúncio do equipamento.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários