Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Pentax Q - mais uma Mirrorless no mercado

Pentax Q - mais uma Mirrorless no mercado

13 anos atrás

A Pentax veio a público nessa semana para mostrar o que todo mundo já desconfiava existir. O lançamento da nova Pentax Q é muito interessante, pois entra de carona nas câmeras compactas com lentes intercambiáveis que chamamos de mirrorless, mas com características únicas. O corpo da câmera é compacto e com design que lembra as câmeras rangefinders da década de 70. A diferença aqui em relação à concorrência é que a Pentax não está usando um sensor grande como o APS-C ou os sensores do sistema micro-quatro-terços. Eles optaram por manter um sensor CMOS de 1/2,3 polegadas, ou seja, com o mesmo tamanho das câmeras compactas tradicionais.

Sinceramente, essa eu não entendi. Tudo bem que o sensor menor pode permitir lentes menores e um preço mais acessível, mas a grande sacada desse tipo de câmera é a qualidade de imagem. Será que vão conseguir manter o mínimo de qualidade com um sensor tão pequeno? A câmera possui 14 megapixels de resolução máxima em um sensor CMOS retroiluminado e vai ser a primeira a usar a nova baioneta Q para lentes Pentax. Ainda falando do sensor, assim como as câmeras mais avançadas da Pentax, existe um sistema de estabilização de imagem que também serve como sistema anti-poeira. Ao utilizar a estabilização de imagem no sensor a Pentax elimina ter que produzir lentes com o sistema ótico. Outros dois atrativos é a possibilidade de capturar arquivos RAW com 12 bits e a gravação de vídeo em alta definição com 1080 pixels com 30 quadros por segundos.

A pequena guerreira também oferece uma velocidade de 5 fotos por segundo no modo contínuo, função HDR que combina 3 fotos executadas em sequência, possui flash no corpo do equipamento e sapata hot shoe para flash externo. A câmera vem recheada com vários filtros artísticos, modos inteligentes e modos pré-programados de cena.  O corpo da câmera é todo de magnésio e o visor LCD de 3 polegadas possui 46.000 pontos de resolução. Esse LCD poderia ser um pouco melhorzinho. Infelizmente não há um view finder ótico no equipamento.

A Pentax está colocando a Q a venda por US$ 800,00 juntamente com a lente 47mm f/1,9. Ao que parece a esperança de um preço baixo não se tornou completamente verdadeira.

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários