Meio Bit » Arquivo » Fotografia » FilmPack 3 - de volta aos bons tempos

FilmPack 3 - de volta aos bons tempos

13 anos atrás

Uma das partes mais bacanas de quando comecei na fotografar era justamente revelar os filmes preto e branco. O laboratório era quente, abafado e os produtos químicos certamente deviam fazer um grande mal a saúde, mas ninguém conseguia sair do lugar por conta da fascinação que todo o processo trazia. Sem falar que era muito bacana ver as tonalidades do preto e branco sendo alteradas pela maneira como aplicávamos o processo de revelação ou as maravilhosas granulações quando puxávamos o ISO de 400 para 1600 ou 3200. Coisas que poucos possuem acesso hoje em dia. Provavelmente 80% dos leitores aqui do Meio Bit nunca ouviram falar da expressão "Puxar o ISO", mas a evolução tecnológica não pode ser parada e ficar com saudosismo não leva a nada. Temos que tocar o barco para frente.

Porém, existe a possibilidade para as gerações atuais, ou para a antiga, de rever os efeitos, tonalidades e contrastes que conseguíamos com o filme preto e branco. E essa possibilidade é via edição com softwares específicos. É só procurar pela internet que existem dezenas de receitas de como simular o seu filme preto e branco favorito no Photoshop. Mas, agora a DxO Labs está colocando no mercado o FilmPack 3, software específico para simulação de filmes preto e branco ou coloridos em suas imagens digitais. E a coisa não é um simples programinha, pois se mostra bem complexo nas conversões. Com o programa é possível simular os efeitos de mais de 60 filmes preto e branco ou coloridos que se tornaram famosos na história da fotografia. A conversão é baseada na consultoria prestada por fotógrafos profissionais com grande experiência nessa área e, segundo a empresa, o software é o mais preciso simulador existente nessa atualmente.

Agora também é possível trabalhar com a edição dos canais de cores, tornando algumas das características de cada filme mais evidentes do que as outras. Mudanças em relação a edição anterior também trazem a possibilidade de aplicar vinheta nas fotos (um recurso interessante, mas quando usado de forma irresponsável se torna um saco) e também é possível criar seu próprio perfil de filme perfeito misturando os canais e características de diferentes filmes. Imagine misturar a cor de um filme Reala com a granulação de um Tri-X.

O FilmPack 3 pode ser comprado como um software independente ou como um plug-in para Lightroom, Photoshop, DxO Optics ou Aperture. A disponibilidade do novo programa é para o Verão Americano e o investimento deve ficar em torno de US$ 80,00.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários