Meio Bit » Arquivo » Mobile » HP TouchPad, primeiro tablet com webOS, chega mês que vem nos EUA

HP TouchPad, primeiro tablet com webOS, chega mês que vem nos EUA

HP TouchPad, primeiro tablet do mercado a vir com o webOS, já tem data de lançamento nos EUA.

13 anos atrás

Desde que o iPad surgiu e mostrou ao mundo que tablets são, sim, legais, alguns outros se aventuraram nessa área tentando tirar um pedaço do bolo que, hoje, a Apple praticamente come sozinha.

A primeira leva dos concorrentes do iPad, porém, não se mostra muito promissora. Dos musculosos, porém "crus" tablets com Android 3.0 Honeycomb, ao ainda mais prematuro PlayBook, da RIM, que saiu de fábrica sem aplicativo de email (!), todos parecem terem sido feitos às pressas, para aproveitar o momentum do qual o iPad desfruta.

E, como o sábio velho ditado diz, a pressa é inimiga da perfeição.

Mas sejamos francos: antes mesmo do iPad surgir, a HP já insinuava que investiria no nicho ainda por nascer. Na CES 2010, a empresa demonstrou, em parceria com a Microsoft, o Slate, um novo form factor que, segundo Ballmer, CEO da Microsoft, inauguraria uma nova era.

O Slate até saiu, com uma vergonhosa placa criada única e exclusivamente para abrigar selos e carimbos de certificação e uma tecla de atalho Ctrl + Alt + Del. Destinado a clientes corporativos, "ultrapassou as expectativas" no que toca às vendas. Mas o que isso significa quando as expectativas são as mais baixas possíveis?

HP TouchPad, a esperança da HP.

HP TouchPad, a esperança da HP.

Por esse histórico, o HP TouchPad é visto como o primeiro real competidor do iPad. O tablet, que ganhou data de lançamento e sai dia 1º de julho nos EUA (pré-venda a partir de 19 de junho), virá com o webOS, sistema operacional moderno, bonito e, segundo dizem, com o melhor sistema de notificações do mercado.

A HP aposta alto no webOS, um sistema pouco conhecido do público (principalmente fora dos EUA), mas que raramente recebe críticas nas análises às quais é submetido, até então em smartphones da HP/Palm. Conseguirá ele repetir a proeza em tamanho maior?

O TouchPad chega com tela de 9,7" e resolução de 1024x768, mesmas medidas do iPad. Vem com câmera frontal de 1,3 MP para vídeo chamadas e processador Snapdragon dual core de 1,2 GHz, tudo isso por preços parelhos aos do concorrente da Apple — US$ 500 pelo modelo de 16 GB, US$ 600 pelo de 32 GB.

Além de EUA, o TouchPad chega na França, Alemanha e Reino Unido dias depois. No Canadá, a data de estreia é meados de julho. Itália, Espanha, Austrália, Hong Kong, Nova Zelândia e Cingapura ganhará o tablet "ainda esse ano". Uma versão 3G, em parceria com a AT&T, deve pintar nos EUA durante o verão de lá.

Com informações do Gadget Lab.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários