Meio Bit » Arquivo » Games » OpenStudy é uma nova rede social para grupos de estudo

OpenStudy é uma nova rede social para grupos de estudo

OpenStudy é uma nova rede social que permite estudo colaborativo numa plataforma social com elementos de games.

13 anos atrás

Open Study

Se depender do OpenStudy, as horas e horas improdutivas que você passa fococando e stalkeando a vida alheia em redes sociais poderão ser transformadas em produtivas horas de estudo. A ideia do site é possibilitar o funcionamento de grupos de estudo online num ambiente massivamente multiplayer.

Sim, essa expressão “multiplayer massivo” remete a games, não a estudos, mas esse é um detalhe interessante do projeto. Na medida em que o usuário interage com parceiros de estudo e realiza atividades na rede, resolvendo questões, por exemplo, o sistema deverá premiá-lo com medalhas, algo parecido com o que já existe nos sistemas de games online.

Além de colher algo da lógica dos games, o OpenStudy também deverá funcionar intimamente conectado ao Facebook, fazendo com que as conquistas de seus usuários sejam exibidas no seu mural e possibilitando a interação entre usuários das duas redes. Uma estratégia interessante que pretende estimular a vaidade dos estudiosos conectados, assim como atrair novos membros para sua base, tendo em vista que o Facebook poderá funcionar como uma via de viralização da novidade.

Se tem uma coisa que merecia mesmo ser “viralizada” é o hábito de estudar. Principalmente nessas épocas em que está na moda o sujeito se autodeclarar “nerd” — mas estudar que é bom ninguém quer, né?

A ideia do OpenStudy é bastante interessante e parece estar sendo bem implementada. Agora resta saber qual será a receptividade por parte do público. Nesse sentido, o sistema já conta com adesões de peso, inclusive com o apoio do MIT.

A grande ameaça para a nova rede, se você entende um pouco da mentalidade do adolescente médio, é que o sistema corre o risco de se transformar, tão somente, no ambiente onde eles vão tentar encontrar alguém que faça seus deveres de casa enquanto vão ao Twitter dizer ao mundo que precisam tirar um cochilo, por exemplo.

Com informações: TechCrunch.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários