Meio Bit » Arquivos » Software » Sabores de Linux atualizados: Mint 11 e Fedora 15

Sabores de Linux atualizados: Mint 11 e Fedora 15

Novas distribuições Linux são lançadas. Fedora 15 vem com firewall dinâmico e GNOME 3 e Mint 11, com GNOME 2 clássico e novidades diversas.

26/05/2011 às 16:58

Provando que há vida além do Ubuntu no universo Linux, duas outras tradicionais distribuições liberaram, nos últimos dias, importantes novas versões.

Mint 11

Mint 11 'Katya'.

Mint 11 'Katya'. (Clique para ampliar)

O Linux Mint era, até pouco tempo atrás, definido por muitos como um "Ubuntu verde e mais bonito". Com a introdução da Unity como interface padrão no primo famoso, o Mint acaba ganhando mais valor entre os conservadores, já que preserva o ambiente gráfico GNOME 2 como padrão.

Com o codinome Katya (no Mint, cada grande release ganha um nome feminino, seguindo a ordem alfabética), o Mint 11 traz outras novidades bem-vindas. A versão em DVD, agora, sai de fábrica com CODECs e programas de áudio e vídeo, enquanto a em CD, após ser instalada, pode ser complementada com esse rol multimídia com dois cliques.

O gerenciador de programas mudou bastante, agora mostrando ícones grandes e bonitos, além de outras melhorias na apresentação. Seguindo a mesma linha, o gerenciador de atualizações está mais refinado, com tratamento inteligente de atualizações e controle de dependências mais amigável.

Por fim, algumas mudanças nos programas que vêm instalados por padrão e alguns adendos visuais ao sistema.

As notas de lançamento podem ser lidas aqui, e o download, feito por este link.

Fedora 15

Fedora 15.

Fedora 15. (Clique para ampliar)

O Fedora 15 é, salvo engano, a primeira grande distribuição a chegar a uma versão final com o GNOME 3 (nossas impressões) como ambiente gráfico padrão. Além desse, o sistema ainda traz  os mais leves XFCE e LXDE.

Além do novíssimo ambiente gráfico e das atualizações de aplicativos de praxe (LibreOffice, Firefox 4 etc.), a talvez maior novidade do Fedora 15 é seu firewall dinâmico, que pode ser reconfigurado sem que seja necessário reiniciá-lo, mantendo a conexão ativa direto.

Notas de lançamento e download.

Via Hardware e @faabriciosoares.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários