Meio Bit » Baú » Internet » Turcos vão às ruas protestar contra filtro de Internet do governo

Turcos vão às ruas protestar contra filtro de Internet do governo

Turcos vão às ruas protestar contra filtro de Internet com previsão de ser implantado em agosto.

17/05/2011 às 11:05

Leave Internet alone!

Leave Internet alone!

Com a desculpa de tornar a Internet mais família e menos nociva às crianças, a Autoridade das Tecnologias de Comunicação e Informação (BTK) da Turquia planeja implantar um filtro nas conexões do país que, a partir de agosto desse ano, fará o papel de moldar a Internet de acordo com o nível de "proteção" escolhido.

Serão três ("família", "crianças" e "doméstico"), além de uma quarta opção, "padrão", que desativa quaisquer filtros. Segundo Tayfun Acarer, presidente da BTK, a criação desse mecanismo adveio de pedidos para uma Internet mais segura, já que os atuais sistemas de proteção a crianças na rede não funcionam muito bem.

Para os protestantes, a medida é só uma fachada para que o governo possa espionar o comportamento dos cidadãos na Internet. No último domingo, eles organizaram (pelo Facebook, a propósito) passeatas contra o filtro de Internet em trinta cidades. Um dos protestantes, Serkan Dogan, explicou a preocupação do grupo ao The Wall Street Journal:

"Você entra num túnel que o leva direto aos servidores do governo, que distribui a Internet para milhões de usuários. O sistema permite o controle dos cidadãos... como grampos telefônicos."

Não é a primeira vez que Internet e Turquia são protagonista de uma polêmica. Em 2007, o YouTube foi banido do país devido a um vídeo publicado de uma animação caricata e desrespeitosa do fundador da moderna Turquia.

Qualquer semelhança com um certo país sul americano é mera coincidência...

Via Mashable.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários