Meio Bit » Arquivo » Indústria » IBM comercializa servidores com Cell BE

IBM comercializa servidores com Cell BE

17 anos e meio atrás

A Big Blue adicionou à sua linha BladeCenter o servidor QS20, primeiro da empresa a ser equipado com o novo processador Cell Broadband Engine, ou Cell BE. A máquina, destinada a ser montada em racks de servidores, é equipada com duas unidades do novo processador Cell com um núcleo de PowerPC 3.2GHz e 8 unidades RISC de processamento auxiliar. É o mesmo tipo de processador que irá equipar os novos PS3 da Sony. Com 512KB de cache L2 para o núcleo principal e mais 256KB para cara núcleo auxiliar e com mais 512MB de RAM para cada processador o servidor destina-se a aplicações matemáticas e científicas de uso pesado. As aplicações alvo são a indústria médica, militar e energética.

Algumas instituições, como a University of Manchester do Reino Unido já efetuaram pedidos dos novos equipamentos, que segundo o site da IBM já estão disponíveis para vendas globais. O preço de cada Blade com dois processadores é de US$18.995,00 nos EUA, valor considerado atrativo pelos analistas de mercado para o que pode ser considerado um elemento de supercomputação. Informações dão conta de que o Laboratório Nacional de Los Alamos no Novo México negocia com a IBM a montagem de um super computador que usará 16.000 unidades dos processadores Cell e que deve entrar em operação já em 2007.

O QS20 usa como sistema operacional o Red Hat Fedora Core 5 e pode ser montado nos racks IBM que também podem receber blades equipados com processadores AMD, Intel e IBM PowerPC.

Via OSNews
The Register

CNET

relacionados


Comentários