Meio Bit » Arquivo » Mobile » [App do Dia] NASA Space Weather Media Viewer

[App do Dia] NASA Space Weather Media Viewer

Aplicativo da NASA para iPhone permite receber, em tempo real, fotos e informações de sondas, satélites e outros meios.

13 anos atrás

Photo mai 16, 3 30 10 AMAntigamente a única forma de visualizar dados enviados por sondas espaciais era esperando dias, semanas e até meses para as imagens passarem por processamento, catalogação, seleção e envio para a mídia. Há fotos do Hubble que só se tornaram públicas depois de anos.

Hoje, embora haja muito pós-processamento, já é possível produzir imagens cruas prontas para consumo pelo público leigo (nós). O público inclusive nem aceita mais que uma missão espacial seja comunicada apenas com textos. Queremos fotos e vídeos, de preferência em tempo real.

Quando o Phoenix Lander pousou em Marte, em 2008 não só acompanhamos tudo ao vivo pela web, com streaming direto do controle da missão, como em alguns minutos tínhamos uma foto da sonda e seu pára-quedas, tirada por outra sonda em órbita.

O imediatismo é tanto que é possível acompanhar imagens feitas minutos atrás, há até programas especializados, e o NASA Space Weather Media Viewer é um deles.

Há feeds de imagem inclusive do LASCO, coronógrafo da sonda SOHO. Se você tiver sorte pode acompanhar um cometa em tempo real, passando rente ao Sol.

Photo mai 16, 3 27 59 AM

O app (gratuito) é feito para iPhone e integra informações em tempo real de várias fontes, entre satélites, sondas e observatórios em terra. As imagens podem ser enviadas para um monte de serviços de redes sociais, passando por Read It Later, Twitter, Facebook, Tumblr e até um tal de Pinboard, seja lá o que for isso. Além das imagens em tempo real há arquivos, vídeos, tutoriais e descrição de missões.

Você pode criar localmente uma base de dados com informações coletadas no aplicativo, algo bem útil se estiver fazendo um estudo detalhado de algum fenômeno.

Também há informações sobre fenômenos magnéticos ligados ao Vento Solar, e um gráfico de atividade da magnetosfera terrestre:

Gráfico de atividade da magnetosfera terrestre.

Gráfico de atividade da magnetosfera terrestre.

Mesmo que você não seja um astrônomo obcecado pelo Sol, é um app que vale ser baixado. Só a ideia de acessar em tempo real informação enviada de milhões de quilômetros de distância por sondas de milhões de dólares faz qualquer geek ficar com as mãos coçando.

Baixe aqui, direto do iTunes.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários