Meio Bit » Arquivo » Software » Sistema de backup na rede

Sistema de backup na rede

17 anos e meio atrás

Já escrevi várias vezes aqui sobre software para backup e sobre estratégias para garantir que seus arquivos se mantenham seguros. Com a vida média de um HD estimada em 3 anos, todos nós precisamos de um sistema de backup que funcione e que nos dê pouco trabalho.

Com isto, hoje implementei um sistema que:
1) Guarda meus arquivos em um lugar seguro e encriptado
2) Está acessível de qualquer computador conectado à internet
3) Custa pouquíssimo
4) Completamente automatizado
5) Transparente para o usuário (implemente uma vez e nunca mais se preocupe)

Componentes do sistema:
1) Webservice de armazenamento da Amazon, o Amazon S3: é o único componente pago do sistema, e custa pouquíssimo, US$0.15 por Gigabyte transferido e US$0.20 por Gigabyte armazenado
2) JungleDisk: conecta o computador do usuário (Windows, Mac e Linux) ao Amazon S3. Cria um servidor WebDAV local.
3) NetDrive da Novell: monta um drive virtual no Windows ao se conectar no servidor WebDAV que o JungleDisk cria.
4) Microsoft Synctoy: sincroniza pares de diretórios, e é possível agendar esta sincronização para que ocorra diariamente, por exemplo.

Para fazer o sistema funcionar, siga os seguintes passos:
1) Crie uma conta no Amazon S3. É necessário cartão de crédito internacional para pagar o que for usado. Na página deles, pegue sua chave "access key ID" e sua "secret access key".
2) Instale o JungleDisk. Nas configurações, coloque sua "access key ID" e "secret access key". Agora você tem um servidor WebDAV rodando em http://localhost:2667
3) Instale o NetDrive. Faça ele conectar-se automaticamente ao servidor http://localhost:2667 e mapear ele como um drive local.
4) Instale o Microsoft SyncToy, e crie um par de folders que você quer que sejam sincronizados. O primeiro deve ser um folder local que você quer backupear. O segundo deve ser o drive que foi mapeado com o NetDrive no passo 3.
5) Agende uma tarefa no Windows (Acessorios, Ferramentas de Sistema, Tarefas Agendadas) para rodar o Microsoft SyncToy no horário/frequência desejados. Nas opções de agendamento avançadas, deve ser adicionado no campo "Executar" o seguinte: –R"nome-do-par-de-folders" deixando as aspas, sem espaço entre o R e as aspas, e mudando o nome do par de folders para o nome que você deu no Synctoy.

Pronto. Desta maneira o sistema de backup deve estar funcionando. Claro que existem outras ferramentas para os itens 3, 4 e 5, permitindo que uma versão deste sistema seja adaptada para outros sistemas operacionais com facilidade.

relacionados


Comentários