Meio Bit » Baú » Indústria » Google facilita a descoberta de bons aplicativos no Android Market

Google facilita a descoberta de bons aplicativos no Android Market

12/05/2011 às 10:58

Smartphone novo com Android em casa (já viu as fotos do unboxing?), hora de instalar aquela pá de aplicativos que tornam a coisa toda divertida. Para onde correr? Android Market, claro. Ops, problema detectado: quais, desses duzentos mil apps, realmente valem a pena?

A Google conhecia essa "falha" da sua lojinha de aplicativos e, durante a Google I/O, liberou um punhado de novidades que visam, em última instância, facilitar o garimpo de bons aplicativos por lá. Afinal, não basta quantidade, é preciso oferece qualidade também.

Novidades legais no Android Market.

Novidades legais no Android Market. (Clique para ampliar)

As novidades são uma série de filtros e rankings, automáticos ou editados por gente como a gente, dos aplicativos disponíveis. São eles:

  • Rankings de downloads: são cinco, logo na capa da loja, à esquerda. Eles trazem os principais aplicativos, pagos e gratuitos; os que crescem em número de downloads com mais velocidade; e os novos mais bem aceitos na loja, também divididos entre pagos e gratuitos;
  • Escolhas do editor: seleção de aplicativos com enorme destaque numa página dedicada;
  • Desenvolvedores em destaque: aqueles que produzem os aplicativos mais populares, bem feitos e/ou notáveis ganham um ícone (esse: Badge dos principais desenvolvedores. ) ao lado do nome. Um mimo da Google, uma garantia para quem for baixar um app desconhecido;
  • Aplicativos (mais) relacionados: nas páginas individuais dos aplicativos, divididos em duas categorias, agora: uma com os que as pessoas costumam ver após o que está em destaque, outra com os que a maioria instala na mesma tacada;
  • Em destaque: a página inicial agora mostra os aplicativos que mais crescem em número de instalações. É o "trending topics" do Twitter adaptado à loja virtual.

As mudanças, a princípio, só valem para a versão web do Android Market, mas não devem demorar a aparecer nos apps de smartphones e tablets.

relacionados


Comentários