Meio Bit » Arquivo » Indústria » Boicotem o Vista!

Boicotem o Vista!

17 anos e meio atrás

A sugestão do título não veio de nenhum fanboy ou amante de pinguins em geral, muito menos tem a ver com essas guerrinhas bestas entre sistemas operacionais. Foi proferida por Owen Thomas, editor da versão online da revista Business 2.0, associada à CNN.

Nesta matéria ele fala de como os cinco anos de desenvolvimento renderam bem menos do que se esperava, e de como as vendas para consumidor final, que já não são tão importantes, poderão ser menores ainda.

A questão é que tirando o hype, para o usuário há muito pouco no Vista que justifique o upgrade. Mesmo que não fossem removidas algumas características-chave, como o WinFS, sejamos realistas, o que é o WinFS para o gamer ocasional ou a tia que fica trocando email com as amigas? No que ele tem que fazer, que é acessar Internet, escrever textos, imprimir fotos e tocar CDs, o XP já é excelente, atende perfeitamente o consumidor.

Não há muito mais o que se possa fazer do lado "de fora" além de embelezar, e ninguém vai trocar de Sistema Operacional por ser mais bonito. Lembre-se, estamos falando de gente que mal sabe o que é um sistema operacional, e não tem a menor idéia de como instalá-lo. Isso implica em mais custo.

Até então as mudanças de versões do Windows foram revolucionárias, o salto do 3.11 para o 95 foi mais que justificado. Assim como o do 95 para o 98 (não vamos falar do Me, ok?) e do 98 para o 2000. O 2003 server já foi uma mudança incremental, tanto que ele sequer é mencionado "publicamente".

A mudança 2000/XP já foi um passo complicado, o XP gerencia muita coisa de forma mais inteligente, mas coisas pequenas, não há nenhuma mudança realmente drástica. No caso do Vista, uma total reformulação do modelo de segurança significa o quê exatamente para o usuário final?

Mais trabalho, segundo os testes até agora. Você está ensinando a um usuário mal-acostumado como funciona um modelo de segurança e permissões decente. E ele não está gostando.

A migração das aplicações da máquina do usuário para a Web também é levantada no artigo. Com tanta gente usando gMails e similares, fica cada vez menos importante ter um sistema atulhado de programas instalados.

O editor vai mais além; como a maior parte das vendas de licenças do Windows é via fabricantes de hardware, ele sugere:

Boicotem o Vista. Fique com seu computador atual. Não compre um novo. É a única forma que temos de fazer a Microsoft perceber que o Vista é um update exagerado, atrasado e desnecessário do XP: Um sistema operacional perfeitamente funcional.

Há um pequeno problema, para os Jogadores. Há um rumor de que o DirectX 10 só seria disponibilizado para o Vista. Por enquanto ainda não há nenhuma placa no mercado, mas quando começarem a surgir, teremos a resposta.

Vale fazer um upgrade para usufruir da última tecnologia? Ou os jogadores vão preferir ficar com suas versões antigas?

Minha religião não me permite comprar placas 3D de última geração, atitude aliás que eu recomendo a qualquer um. A sugestão? Espere. Algo me diz que o mercado vai forçar a Microsoft a rever essa posição. Convenhamos, Halo 2 roda no XBOX, que usa DirectX 8, então não há motivo para forçar o DirectX 10.

Eles já foram forçados a mudar de idéia antes. Para quem não se lembra, houve uma época em que a Microsoft declarava publicamente que não iria suportar o USB 2.0 no Windows XP.

relacionados


Comentários