Meio Bit » Arquivo » Internet » Skype para Mac vulnerável a ataques

Skype para Mac vulnerável a ataques

Falha que permite o controle remoto do Mac OS X é descoberta no Skype.

13 anos atrás

Skype logo online

Gordon Maddern, um engenheiro australiano de segurança da informação publicou uma nota dizendo que a versão atual do Skype para Mac tem um seríssimo problema de segurança.

Segundo o especialista, o exploit do tipo "0day" torna possível ao invasor ganhar acesso total sobre a máquina, conforme ele relatou em seu blog.

A Skype se manifestou dizendo que uma correção já está encaminhada para a nova versão, que deve sair entre essa e a próxima semana, dando conta de corrigir efetivamente o problema.

De maneira responsável e cautelosa, Maddern se comunicou apenas com a própria Skype para falar abertamente sobre o assunto.

Das entrevistas que concedeu nesta última semana, repetiu por inúmeras vezes que "não falaria a respeito desse problema 'extremamente perigoso' para os usuários até que a Skype tivesse a oportunidade de resolvê-lo".

A empresa diz que quando Maddern gentilmente a procurou, já sabiam de parte do problema e trabalhavam em uma solução. Sei.

Avisar o usuário, nada né? PS: Usuário, leia bem os termos de uso, antes de levar um pé na lorpa...

Ele, em contrapartida, disse que ao descobrir o problema fez um teste com um computador de um amigo, enviando-lhe um arquivo malicioso e tomando imediatamente o controle da máquina.

Segundo Mardden, as versões de Linux e Windows não estavam vulneráveis em relação a este exploit em particular. A Skype já liberou uma atualização que, segundo o pesquisador, corrige o problema, a 5.1.0.922. A atualização automática com a correção da falha será liberada entre essa e a semana que vem.

Para mim, esse é um tipo de coisa que deve ser remunerada. MUITO BEM remunerada.

Thank you, Skype! #not

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários