Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Rollei DF-S 290 HD e PDF-S300 PRO - digitalizando seus negativos

Rollei DF-S 290 HD e PDF-S300 PRO - digitalizando seus negativos

13 anos atrás

Nessa semana que se passou comprei uma pequena Olympus Pen. Estava na vitrine de uma loja de manutenção de equipamentos fotográficos aqui da cidade e decidi desembolsar R$ 80,00 para levá-la para casa. Já comprei alguns filmes Fuji para brincar com ela no fim de semana, mas me sinto desamparado aqui na região. Todos os laboratórios trabalham apenas com máquinas digitais, automatizadas (impossível puxar o ISO ou fazer uma revelação cruzada) e muitos não sabem como revelar um negativo da maneira Old School. A solução é digitalizar o negativo e fazer os ajustes no computador. Mas, até isso é complicado, pois a digitalização de negativos também é uma arte na qual poucos são mestres.

A solução é comprar um escâner e fazer tudo em casa, com paciência e carinho. É para esse público mais exigente que a Rollei está colocando no mercado dois equipamentos para digitalização de negativos que podem quebrar um galhão. O DF-S 290 HD pode digitalizar negativos em questão de segundos em uma definição de 9 megapixels. Ele pode armazenar diretamente em um cartão SD ou transmitir as imagens através das saídas USB ou HDMI. Segundo a propaganda ele pode digitalizar 20 quadros do negativo em segundos. Isso é preocupante, pois todos os escâneres que conheço que fazem o trabalho rapidamente não entregam um produto muito bom. Já o PDF-S 300 PRO segue as mesmas configurações, porém ele também está apto a digitalizar fotos com tamanho de 10x15cm. Em ambos os equipamentos é possível ver o resultado da digitalização no pequeno visor de 3 polegadas.

Sei que pouca gente hoje em dia usa negativo. Temos os saudosistas, alguns artistas e pessoas que ainda não migraram para o digital. Mas, um fotógrafo como eu da velha guarda possui centenas (às vezes milhares) de negativos guardados em casa com fotos que deveriam ser mostradas no mundo digital. Pode ser mais barato mandar digitalizar em um minilab, mas como disse no começo é necessário ter paciência e fazer a coisa certa ou você não vai conseguir tirar proveito máximo do seu negativo.

O Rollei DF-S 290 HD estará disponível em maio ao preço de 199,95 Euros e o Rollei PDF-S300 PRO já pode ser adquirido por 249,00 Euros.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários