Meio Bit » Arquivo » Internet » Acredite ou não, o WordPress ficará ainda melhor na versão 3.2

Acredite ou não, o WordPress ficará ainda melhor na versão 3.2

Previsto para o final de junho, WordPress 3.2 trará várias novidades para os blogueiros que utilizam o sistema. Confira algumas delas.

13 anos atrás

WordPress: melhor com o tempo.Alguns programas evoluem tanto e tão rapidamente e, num dado nível, se mostram tão completos que fica difícil imaginar o que dá para ser melhorado. Embora ele não seja perfeito, considero o WordPress, sistema de blogging mais popular do mundo, um desses casos.

A atual versão, 3.1, esbanja recursos que facilitam a vida do blogueiro. Mesmo quem não tem lá muita intimidade com códigos HTML e configurações de servidor consegue subir, sem maiores dificuldades, um blog. Impressiona positivamente o nível de refinamento e qualidade que, ao longo de pouco mais de cinco anos, o sistema adquiriu.

Não bastasse ser tão bom, vem melhorias por aí. A próxima grande versão, o WordPress 3.2, já desponta no horizonte e algumas das suas novidades já são conhecidas. Vamos ver quais são?

Editor minimalista

Seguindo a linha de editores minimalistas como o Ommwriter Dana, o WordPress 3.2 trocará o atual (e sem graça) modo tela cheia do editor por um extremamente minimalista. Ele trará alguns botões de formatação no topo que, assim que o usuário começa a digitar, são ocultados automaticamente, deixando na tela apenas o texto. F11 neles e adeus distrações: sobram você e as letras, nada mais.

Dashboard remodelado

O Dashboard, também conhecido como área administrativa do WordPress, ganhará um upgrade visual. A paleta de cores continua a mesma, bem como a disposição de menus e telas. O que muda, mesmo, é o aproveitamento de espaço: sem sobras, os elementos passam a ocupar todo o espaço disponível nas bordas da janela.

Novo dashboard do WordPress 3.2.

Novo dashboard do WordPress 3.2. (Clique para ampliar)

Twenty Eleven, o novo tema padrão

Quando o tema padrão do WordPress 3.0 foi anunciado, seu nome, Twenty Ten, chamou a atenção. Sendo uma referência ao ano em questão (2010), criou-se a expectativa de que ele, o tema padrão, passasse a ser trocado anualmente.

Expectativa confirmada, chegará junto com a versão 3.2 o tema Twenty Eleven. Algumas imagens já foram reveladas e, delas, extraiu-se a informação de que o cabeçalho será dinâmico e com opções diversas de comportamento (com/sem imagem, com/sem menus, com/sem título). O blog-teste também já está no ar.

Twenty Eleven, novo tema do WordPress 3.2.

Twenty Eleven, novo tema do WordPress 3.2. (Clique para ampliar)

O WordPress 3.2 tem previsão de lançamento para o dia 30 de junho.

Via Weblog Tools Collection.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários