Meio Bit » Arquivo » Mobile » Apple libera iOS 4.3.3 e corrige os "bugs" de localização dos iDevices

Apple libera iOS 4.3.3 e corrige os "bugs" de localização dos iDevices

Apple libera iOS 4.3.3 com correções para os "bugs" de localização de iPhone 4 e iPad. É o fim do LocationGate?

13 anos atrás

Saiu hoje cedo, para iPhone, iPod touch e iPad, uma atualização do sistema operacional que move os iDevices da Apple. O iOS 4.3.3 chegou para, exclusivamente, sanar os tais "bugs" descobertos por dois cientistas há cerca de duas semanas.

Para quem já se esqueceu (alguém?), descobriu-se que o iPhone 4 e iPad, desde o lançamento do iOS 4, em meados do ano passado, coletava, sem o consentimento do usuário e mesmo com os serviços de localização do sistema desligado, informações detalhadas sobre os locais por onde os aparelhos passavam. O relatório, gravado num arquivo que é abrangido pelo backup do iOS via iTunes (e desprotegido por padrão), consistia em latitude e longitude, com data e hora, dos locais por onde se passava. Por praticamente todos os locais.

A Apple veio a público para esclarecer que não é bem assim que o recurso funciona. Na realidade, trata-se do envio de dados de hotspots Wi-Fi e posições de antenas, anônimo e sigiloso, para formar um banco de dados comunitário que ajuda o módulo GPS dos iDevices a se acharem mais rapidamente. A empresa reconheceu alguns problemas, como o lapso temporal grande das informações, e prometeu uma atualização para sanar esses pontos controversos.

iOS 4.3.3: fim dos 'bugs' de localização.

iOS 4.3.3: fim dos 'bugs' de localização.

O iOS 4.3.3 reduz drasticamente o período gravado no iOS do itinerário do gadget em questão, de desde sempre para alguns dias. Ele também remove o arquivo que recebe tais informações do backup do iTunes. Por fim, caso o usuário desative os serviços de localização do sistema, a coleta de dados é interrompida e o que havia sido registrado, apagado.

Inexplicavelmente, a atualização tem 666 MB, segundo o Gadget Lab. E que continuem as teorias conspiratórias...

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários