Meio Bit » Arquivo » Internet » Novo experimento do Gmail Labs permite o envio de mensagens em segundo plano

Novo experimento do Gmail Labs permite o envio de mensagens em segundo plano

Novo experimento do Gmail Labs permite o envio de emails em segundo plano.

13 anos atrás

Na Internet, velocidade foge àquela regra de que tudo que é demais, estraga. Quanto mais rápido é uma conexão, site ou sistema, melhor. A Google sabe disso, e em sua eterna luta para conciliar novos recursos sem deixar seus serviços mais lentos, busca sempre alternativas para atingir esse objetivo.

O Gmail, ao longo dos anos, ganhou uma série de melhorias e, com elas, se tornou um tiquinho mais lento. O email da Google ainda bate bonito nos concorrentes (só não, talvez, o My Opera Mail <3 ), mas que dá para melhorar, isso dá. Provavelmente o time responsável por ele trabalha duro para otimizar o que for possível, mas o último experimento do Gmail Labs lançado é um ótimo exemplo de como, às vezes, mudanças comportamentais acabam tendo mais impacto do que refinamentos de código.

Chamado Background Send, quando ativado ele joga para segundo plano a ação de enviar emails. Por padrão, o Gmail só volta a responder, a ficar navegável, depois que a mensagem é enviada. Entre o clique no "Send" e o retorno à inbox, éramos obrigados a ficar olhando, com cara de paisagem, para aquele "Sending..." no topo da janela. Não mais.

Background Send, novo experimento do Gmail Labs.

Background Send, novo experimento do Gmail Labs.

Ativado, o Background Send atua como era de se esperar. Ao enviar uma mensagem, imediatamente o Gmail volta à caixa de entrada e avisa, no topo da janela, que está trabalhando no envio do email. Finalizado o processo, outra mensagem alerta sobre tal.

Havendo algum erro, o Gmail avisa com uma mensagem permanente, que só some após alguma ação ser tomada. Na própria mensagem há links para corrigir o problema já ou fazê-lo posteriormente, caso em que a mensagem, imagino eu, fica pendente na pasta de rascunhos.

Mensagem de erro.

Mensagem de erro.

É importante se certificar de que todos os emails foram enviados antes de fazer logoff, pois nessa situação, mensagens que porventura ainda estejam sendo processadas não serão enviadas.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários