Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Livro Imagens em Aventuras de Fábio Elias

Livro Imagens em Aventuras de Fábio Elias

13 anos atrás

Você, caro amigo leitor, já invejou a profissão de alguém não por conta do dinheiro, mas sim porque ela é muito bacana? Se a resposta é sim então se juntem a mim para invejar mais um cidadão, mas no bom sentido é claro. É com muito prazer que chega a minhas mãos o livro Imagens em Aventuras: guia prático para Fotógrafos do Fabio Elias. O autor, especialista em fotografia de viagens e documental, trabalha no registro dos lugares mais distantes e exóticos do mundo e também como guia de fotógrafos que querem visitar esses lugares. Olhem só, viajar fotografando o mundo e ainda ganhar para isso? Perfeito. Claro que não é somente pegar sua câmera e sua mochila e colocar o pé na estrada. É preciso muito estudo, no caso de Fabio estamos falando da School of Visual Arts e do International Center of Photography (ambos em Nova Iorque) e do curso de Fotojornalismo da Bloch Editores, e também de uma ótima preparação.

Lendo o livro notamos que a obra se propõe justamente a isso. Ser um guia prático para os fotógrafos que querem entrar nesse tipo de atividade. A obra é de responsabilidade da Editora Photos e apresenta um encadernamento de ótima qualidade assim como papel de boa gramatura e muitas fotos dos diversos locais registrados pelo autor. Só diria que as imagens ficaram com um tom um pouco puxado para o magenta, mas nada que tire o impacto das paisagens e figuras humanas registradas. O livro está dividido em 12 capítulos, além de uma introdução e das palavras finais.

O primeiro capítulo é voltado completamente para a pesquisa e preparação do fotógrafo. Sempre digo que o planejamento é o mais importante, mesmo que você vá fazer uma sessão de fotos dentro do seu estúdio. Com tudo planejado fica mais fácil desenvolver o trabalho e resolver os problemas que aparecem. O próprio autor destaca que a aventura pode ser louca, mas o aventureiro deve ser responsável. Aqui aprendemos a traçar o roteiro depois de escolher o destino. Também temos o levantamento de tudo que devemos levar além da documentação e providências que devemos tomar. Seguindo essas pequenas indicações a viagem vai ser bem mais prazerosa e você só vai se preocupar em fotografar.

O segundo capítulo é focado na escolha do equipamento. Claro que é aqui que todo mundo fica antenado, pois ainda existe a curiosidade de t perguntar ao fotógrafo qual câmera que ele usou para fazer aquela magnífica foto, mas Fabio não cai na armadilha e oferece a resposta correta. Não importa o equipamento, e sim o olhar do fotógrafo. Porém, temos a indicação de lentes (distâncias focais e aberturas máximas) e os acessórios que não podem faltar para uma longa expedição. Cartões de memória, baterias extras, tripé ou monopé, uma boa mochila e um notebook para o caso de armazenamento das imagens. Além disso, não podemos esquecer os acessórios não fotográficos como uma boa lanterna e um canivete de bolso.

Depois destes dois capítulos preparatórios, entramos em assuntos específicos. Cada capítulo vai retratar uma modalidade diferente. Temos o Trekkin, arquitetura, animais, mercados, pessoas, natureza, texturas e detalhes, costumes e religiões e fotografia noturna. Cada capitulo é ricamente ilustrado com fotografias e o texto ensina o leitor a como se portar em cada situação e como conseguir a melhor imagem. Além de técnica e ensinamentos dos costumes de cada local, também temos algumas dicas valiosas de composição fotográfica. O livro se torna mais bacana ainda ao mostrar ao final de cada capítulo os destinos imperdíveis para fotografar o tema que foi tratado (Chapada Diamantina me aguarde).

O capítulo 12, intitulado Comportamento e Casos é um presente delicioso para quem gosta de aventuras. Aqui, além do foco da fotografia, também acompanhamos o fotógrafo em histórias e causos sobre as aventuras e descaminhos que levaram a produções de grandes imagens. Por trás de uma grande imagem sempre há uma história bacana ou engraçada. O livro é muito bom e se mostra uma excelente fonte de informações. Quando recebo um livro novo sempre o mostro para alguns amigos e para meus sócios. Esse foi um livro que se mostrou de difícil recuperação, o que mostra a sua força.

O livro Imagens em Aventuras: guia prático para Fotógrafos do Fabio Elias é uma produção da Editora Photos e está a venda no site da editora pela quantia de R$ 89,00. Investimento totalmente justificado.

imagens em aventuras

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários