Meio Bit » Baú » Indústria » IBM além do Linux

IBM além do Linux

17/08/2006 às 20:19

Durante a LinuxWorld que ocorre essa semana em São Francisco, EUA, a IBM anunciou que suas estratégias envolvendo solftware livre e código aberto vão e irão muito além do uso e suporte ao sistema operacional Linux.

Propaganda da Big Blue sobre Linux

Após ser a primeira grande empresa a adotar Linux em grandes computadores a IBM agora planeja adotar iniciativas que envolvam tecnologias abertas e livres. Segundo o plano Beyond Linux a IBM irá investir em soluções baseadas em produtos já conhecidos do mercado como o Apache Derby, seus próprios bancos de dados gratuitos IBM DB2 Express-C, a plataforma rich client Eclipse, o projeto Geronimo de servidor de aplicativos Java de código aberto da Apache Software Foundation; o projeto de storage Aperi; os projetos de hardware Power.org e Blade.org; e a Open Grid Services Architecture and Globus Alliance para computação em grid.

Além disso a empresa ainda pretende incluir no Kernel Linux suporte completo ao Cell BE (bem implementado já nas versões atuais) e tornar esse sistema operacional o ideal para executar aplicações baseadas naquele hardware. A IBM ainda colabora com a RedHat para aumentar a segurança do Red Hat Enterprise Linux 5 e torná-lo ainda mais indicado para aplicações de missão crítica. Com esse planejamento a IBM pretende manter posição de destaque em soluções estruturais para negócios e maximizar lucros, economizando com desenvolvimento de código e investindo mais em pesquisa do que em manutenção de software.

Via BR-Linux e IDG Now

relacionados


Comentários