Meio Bit » Arquivo » Indústria » Deputado americano ensandecido culpa iPad pelo desemprego nos EUA

Deputado americano ensandecido culpa iPad pelo desemprego nos EUA

Deputado americano culpa iPad por desemprego nos EUA.

13 anos atrás

O progresso é bom em diversos níveis, mas no processo de modernização de processos, produtos e da sociedade de modo geral, sempre há "perdas".

Existe uma complexa discussão na relação entre máquinas e humanos no que diz respeito ao desemprego. Se por um lado a implantação de tecnologia avançada nas indústrias, e mesmo de engenhocas espertas no nosso dia-a-dia o torna mais prático e eficiente, por outro muitas vezes suplanta toda uma classe de trabalhadores que, sem o devido remanejamento, engrossa as fileiras de desempregados, gerando um efeito cascata bastante perigoso.

De alguma forma, o deputado americano Jesse Jackson Jr. conseguiu colocar o iPad nessa problemática. Num discurso inflamado na última sexta, o congressista partiu para o ataque contra o tablet da Apple, atribuindo-lhe parte da culpa pelas altas taxas de desemprego que os EUA enfrentam, atualmente na casa dos 9%.

O mais curioso é que ele introduziu o gadget após dizer que havia comprado um iPad algumas semanas antes. Na opinião de Jackson Jr., o fato de se ter conteúdo sob demanda no equipamento tornam desnecessários funcionários em livrarias, bancas de jornal. "Por que você precisa ir na Barnes & Noble? Você pega o iPad e baixa seu ebook". Detalhe: a própria Barnes & Noble tem seu ereader (NOOK) e vende ebooks...

Outro caso grave na opinião do político é o da Universidade de Chicago, onde os calouros, em vez de livros de papel, recebem iPad com o conteúdo a ser usado em sala de aula. Em quatro anos, essa universidade será livre de livros convencionais.

Em resumo, todas as empresas baseadas em papel estão em risco. Mas não era esse o objetivo? Tipo... ser ecologicamente correto, salvar árvores e tudo mais!?

Em outro trecho, Jackson Jr. vai além e diz que "o iPad é produzido na... China! O bem de maior demanda nos Estados Unidos é feito na China!". Após a grande descoberta, ele diz os 13 milhões de desempregados esperam do Congresso alguma ação, numa clara insinuação de que a Apple deveria produzir seus bens em solo americano. Se ele soubesse das condições de trabalho dos escravos funcionários chineses...

Fonte: Mashable.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários