Meio Bit » Baú » Internet » Google Video será oficialmente fechado em 13 de maio

Google Video será oficialmente fechado em 13 de maio

Google anuncia que Google Video será descontinuado no dia 13 de maio.

16/04/2011 às 8:18

Bem antes da Google comprar o YouTube, em 2006, a empresa possuía seu próprio site de upload de vídeos, chamado Google Video. Na época, eu preferia utilizar ele do que o YouTube: permitia vídeos mais longos e não tinha toda aquela frescura de qualidade (ponto no qual, com o passar do tempo, o YouTube evoluiu e muito).

Em maio de 2009, a Google decidiu parar de permitir upload dos vídeos, sinalizando que o futuro do serviço não era lá muito garantido. Inclusive, ainda tenho 8 vídeos hospedados na ferramenta:

Vídeos no Google Video

Foi graças ao Google Video que eu comecei a odiar uma coisa: DMCA. A opinião vai ser meio polêmica, mas essa lei americana de proteção aos direitos autorais é de um exagero tremendo. Por exemplo, o filme acima chamado O Diário de Anne Frank não se trata das duas versões gravadas oficialmente e sim de um trabalho de escola. Gravamos um curta metragem baseado no livro, antes tivesse sido retirado pelo qualidade (horrível) e o roteiro (tinha trechos de Anne Frank, tinha trechos com uma casa noturna. Não reclame, a idéia fora das outras roteiristas). Pela DMCA, responsáveis pelo O Diário de Anne Frank (o livro) solicitaram ao Google a retirada do vídeo, por quebra de direitos autorais.

Antes usado apenas para divulgar entre os amigos que participaram do filme, depois para parentes. Depois fora bloqueado por quebra de direitos autorais e em 13 de maio ele ficará completamente perdido. A verdade, é que o Google Video já havia se tornando obsoleto faz um bom tempo e não tem uma comunidade como seu rival doméstico.

Em 29 de abril os vídeos hospedados na ferramenta não estarão mais disponível para reprodução, já foi adicionada uma opção de fazer o download do vídeo para backup e em 13 de maio, os vídeos serão removidos definitivamente. Desde 2009 não via razões para continuar usando a ferramenta e acho que essa remoção deveria ter sido feita há muito tempo.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários