Meio Bit » Baú » Fotografia » Toshiba e o sensor de tripla camada

Toshiba e o sensor de tripla camada

13/04/2011 às 21:10

Sensores fotográficos sempre foram um ponto importante nas câmeras fotográficas. A sua qualidade e capacidade de captar luz é uma das fronteiras mais exploradas nos últimos anos. Por isso, pensar a tecnologia do sensor continua sendo importante. Nada está definido ou consolidado. Sempre existe espaço para mudanças. Por isso que entendo que o novo sensor proposto pela Toshiba pode ser muito interessante. A empresa não é novata nessa área e vocês podem encontrar o sensor retroiluminado (BSI) da empresa na Fuji Finepix F550EXR. Porém, a idéia que foi patenteada pela empresa traz um pouco de inovação e o aproveitamento de idéias já utilizadas.

A Toshiba está propondo um sensor de três camadas, muito parecido com o Foveon produzido pela Sigma. O sensor funcionaria como os filmes fotográficos coloridos. Cada uma das três camadas é responsável pela captura de uma das cores primárias do sistema RGB (vermelho, verde, azul). Porém, ao contrário do sensor da Sigma, esse vai ser retroiluminado. O sistema de sensores CMOS BSI é uma inovação que seria até obvia quando explicada para um leigo. No sensor CMOS normal os circuitos ficam a frente dos captores de luz. O sensor BSI inverte esse posicionamento colocando os fotodiodos à frente, melhorando consideravelmente a captura de luz.

Ao que tudo indica, a Toshiba quer começar a produção desse sensor o mais rápido possível. Por enquanto, o projeto se encontra apenas no formato da patente. Porém, a Toshiba possui experiência nessa área, pois já fabricou um sensor CMOS (não retroiluminado) de tripla camada para câmeras de microscópios com a resolução de 1,3 megapixels. Eu espero que a empreitada tenha sucesso. Os sensores Foveon apresentam um ótimo resultado, pena que ficam restringidos a apenas duas câmeras. Tomara que a Toshiba consiga desenvolver uma solução bacana para câmeras compactas e celulares.

sensor toshiba retroiluminado

Fonte: Fotoactualidad

relacionados


Comentários