Meio Bit » Arquivo » Indústria » Cisco acaba com a linha de camcorders Flip. Motivo? Smartphones

Cisco acaba com a linha de camcorders Flip. Motivo? Smartphones

Cisco anuncia o fim da linha para as camcorders Flip.

13 anos atrás

RIP Flip

RIP Flip

Numa época em que os celulares filmavam com a qualidade dos vídeos enviados por telespectadores ao Fantástico, a Pure Digital se destacava não por um celular melhor nesse sentido, mas por uma linha de dispositivos dedicados à filmagem, as famosas camcorders Flip.

O negócio fazia tanto sucesso nos EUA que, em 2009, a Cisco, aquela mesma dos equipamentos de rede, adquiriu a Pure Digital pela bagatela de US$ 590 milhões. "Uma fabricante de equipamentos de rede e telecomunicações comprando uma fabricante de... câmeras!?". Foi esse o pensamento da maioria que, numa tentativa de dar sentido a essa negociação, logo imaginou que a Cisco faria o que sabe melhor com as Flip: botar um módulo Wi-Fi para permitir o upload instantâneo para sites como YouTube e Facebook.

Reza a lenda que esse protótipo até chegou a pintar na FCC, o equivalente à Anatel no que toca à aprovação de equipamentos de telecomunicações nos EUA, mas para o consumidor final, nem sinal de vida. E parece que, afinal, jamais veremos uma Flip com Wi-Fi já que a Cisco anunciou que encerrará a produção das dinâmicas camcorders.

O motivo? Oficialmente, uma reestruturação das áreas de atuação junto a consumidores domésticos. Na prática, a convergência dos smartphones. Com até o iPhone, que até a versão 3GS sequer filmava, gravando em alta definição, o diferencial da Flip se perdeu e, o que é pior, o eterno desejo dos clientes da camcorder (conectividade) tem lugar cativo nos celulares. Se antes era justificável carregá-la no bolso em conjunto com o celular (e haja bolso!) devido a sua qualidade superior, hoje ela se tornou apenas um trambolho redundante.

Nem mesmo as notáveis melhorias feitas na última versão da Flip UltraHD, a gravação a 60 fps e o mais que necessário estabilizador de imagens, conseguiram convencer os manda-chuva da Cisco a manter a Flip viva.

A Cisco tem um plano de transição para dar suporte aos atuais proprietários de uma Flip, que agora contamos com uma peça de museu em casa.

Com informações do Mashable.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários