Meio Bit » Arquivo » Fotografia » DVD Aprendendo Composição Fotográfica de Ernesto Tarnoczy Jr.

DVD Aprendendo Composição Fotográfica de Ernesto Tarnoczy Jr.

13 anos atrás

Acho que a frase que melhor define este DVD que tenho em mãos aparece em um pequeno bate papo informal com o autor. Em um momento ele fala para um grupo que o está assistindo que existe uma grande diferença entre registrar e criar uma fotografia. É nesse clima que assistimos aos 40 minutos da aula principal desde DVD sobre composição fotográfica. Talvez você nunca tenha ouvido falar disso, o que é uma grande deficiência dos cursos de fotografia atualmente (pelo menos os cursos menos qualificados). Falamos muito de equipamentos e técnica, mas a parte artística e autoral é pouco citada. Vejo isso pelos próprios alunos que recebo na Oficina Cultural. Eles querem apenas saber regular o equipamento. Quando falamos em regras de composição os alunos ficam com sono e desinteressados. Isso não devia ser assim. Talvez, a facilidade da fotografia digital tenha trazido para nosso meio uma quantidade enorme de pessoas que acham fácil fotografar. Apenas apontar a máquina e apertar o botão. Não sabem que estão entrando em um caminho de anos e anos de estudo.

O DVD Aprendendo Composição Fotográfica é apresentado e planejado por Ernesto Tarcnozy Júnior, que já apareceu aqui no Meio Bit com o lançamento do Livro A Arte da Composição. O projeto foi colocado em prática pela iPhoto Editora e de cara já notamos que eles resolveram alguns probleminhas dos lançamentos anteriores. O som está muito bom e é possível assistir a todos os capítulos de uma só vez, sem precisar ficar clicando em cada capítulo para assistir. O DVD é composto pela aula principal, um capítulo com uma conversa informal e uma pequena indicação de como aplicar os conceitos de composição em fotos de casamento. Dentro da aula principal, encontramos bem detalhados os conceitos universais da composição fotográfica (movimento, equilíbrio, ritmo, diversidade, unicidade, diálogo, diagonal, primeiro plano, perspectiva, razão áurea e momento decisivo). Cada conceito é explicado teoricamente e depois são mostradas fotos feitas em ambiente externo e algumas produzidas em estúdio. Se você é um marinheiro de primeira viagem, garanto que alguns conceitos vão dar um nó em sua cabeça, mas nada que não seja compreendido com muita atenção e vontade de aprender.

Na segunda parte temos um pequeno bate papo informal com o autor. Ele está no estúdio conversando sobre fotografia com Altair Hoppe e mais duas pessoas e alguém teve a idéia de filmar a coisa toda. Garanto que, do ponto de vista do fotógrafo, essa é uma das partes mais bacanas do DVD. Ernesto fala sobre fotografia e o que ela representa para ele. Nesse momento, percebemos que a pessoa que está filmando deve estar com uma DSLR, pois é possível ouvir a vibração do autofocus, mas nada que incomode ao espectador. Por fim temos uma análise do autor mostrando como aplicar os conceitos de composição em fotografias de casamento. Nada mais justo, pois esse é um segmento que está sendo uma das principais fontes de renda para o fotógrafo profissional. Foram utilizadas para essa parte imagens feitas pelo casal Fernanda Marques e Reinaldo Martins.

Depois dos capitulos principais, ainda existe uma zona de extras no DVD.  Lá encontramos uma entrevista com Ernesto Tarnoczy Júnior, momentos de humor, seqüência sem cortes e outras coisinhas bem bacanas. Porém, o capítulo mais importante dentro dos extras é, com certeza, o intitulado “Conceitos na Vida Real”. Acho que é aqui que encontramos o diferencial mais significativo desse DVD. Ficar em um estúdio falando sobre os conceitos básicos é até confortável, mas Ernesto não se satisfaz com isso e sai com a equipe de filmagens para mostrar como trabalhar todos esses conceitos na vida real, em situações urbanas. Aqui que vemos a diferença entre um fotógrafo preocupado com a arte e um que apenas registra as cenas. Imagens incríveis são encontradas em locais públicos. Composições que estão lá para qualquer um ver e só o olhar treinado consegue perceber. Só para ter idéia de como essa parte é importante no DVD, ela possui uma duração até maior do que a parte teórica. Muito bom.

Por fim, tenho uma avaliação muito positiva desse material e todo mundo que leva fotografia a sério deveria dar uma olhadinha nessa obra. Por minha conta já digo que o DVD virou material didático de meus cursos. Quem se interessou, o DVD Aprendendo Composição Fotográfica de Ernesto Tarnoczy Júnior está disponível para venda no site da iPhoto Editora. O valor do investimento é de R$ 67,00. Cliquem aqui e vejam o trailer oficial do DVD.

relacionados


Comentários