Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Head-Tracking para iPad 2: Genial!

Head-Tracking para iPad 2: Genial!

Programa para iPad 2 usa a câmera frontal para criar efeito 3D na interface do tablet. Por sua vez, a LG cria um verdadeiro quebra-cabeça para fazer com que as gravações 3D do seu tablet possam ser apreciadas.

13 anos atrás

As boas.

Finalmente podemos dizer que o iPad agora é um tablet (quase) decente. Desculpe, se não formos exigentes por nós próprios, quem será?

Não quero passar a impressão errada. Adoro o treco. Tenho um iPad 3G de 16GB que já me surpreendeu inúmeras vezes em situações corriqueiras de trabalho. Já acessei servidores de FTP, editei páginas remotamente, até mesmo manipulei máquinas à distância com toda facilidade do mundo, via TeamViewer.

Por razões mais do que óbvias e com os aplicativos certos, coberturas, redação de textos complexos, controle de projetos, o que mais você imaginar pode ser feito via um. E como diz o Cardoso: enquanto durar a bateria do meu, não troco e nem vendo.

O que prova que com um olhar adequado tablets podem, de fato, ser uma mão na roda que vai bem mais além do já bem-vendido paradigma de social/web/email. Tablets e pads são ideias realmente incríveis. Ponto.

Agora, o pessoal do Engineering Human-Computer Interaction Research Group escancarou na bacanice e com uma sacada fenomenal, criou algo que sem qualquer sombra de dúvida será chupinado para o iPad 2. (Cupertino Oy? Corporate Platinum Amexes Please?)

Eles chamam a tal traquitana de Perspectiva "Head-Coupled" e ela consiste basicamente de um hack interessantíssimo na câmera frontal do iPad2 e linhas valiosas de um código que tem todo o momentum do mundo em sincronismo. Detalhe: o único aparelho que você precisa, além de um tablet é claro, são... seus olhos. Um deles só já serve.

O que ele faz é seguir a cabeça do usuário e, ajustando a sua visualização conforme a posição exata dos seus olhos, cria tridimensionalidade para tudo o que é mostrado na tela do iPad2. Genial!

Por hora, a coisa toda não passa de uma demo. Mas é impossível não imaginarmos interfaces 3D incríveis para o iPad 2 — e, por que não, para os concorrentes com câmeras frontais também.

As loucas.

Do outro lado do rio que corta o mundo das idéias interessantes, está a LG, por exemplo.

Ela, como muitas outras marcas, tem se acotovelado em meio à peleja, lançando o que pode. Recentemente a LG colocou no mercado o LG Optimus Pad 3D, objetivando ser mais um "padrinho revolucionário" do futuro.

Eu assisti demo após demo e confesso que a "ideia" de juntar duas câmeras de 5 MP na parte de trás do tablet (que também bate com o coração do para-sempre-inacabado Honeycomb) não me convenceu em nada. Eu devo é estar ficando velho e chato...

Afinal de contas, são duas câmeras e um algoritmo que sobrepõe as suas gravações, criando um vídeo em 3D que não pode ser visto nem pela tela do próprio tablet, nem com óculos adaptados (cabo, Bluetooth, nada) e que precisam ser conectados a um monitor ou TV 3D. É Cuma?

Ainda sou daqueles que concebe que qualquer coisa que precisa de mais outras tantas coisas para funcionar, não tem vida longa.

O que para mim serve de constatação que juntar pecinhas jamais se compara às dimensões do talento e o poder das (realmente) boas idéias.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários