Meio Bit » Baú » Internet » Blogs: Notícia quente, fontes frias. Cuidados antes de se publicar.

Blogs: Notícia quente, fontes frias. Cuidados antes de se publicar.

11/08/2006 às 17:00

Ao se ver um texto bem construído, criticando uma empresa, é importante fazer uma verificação das fontes da sua fonte de informação. A regra aqui no Meiobit é sempre publicar de onde tiramos a notícia, para que os leitores saibam se a fonte é boa ou ruim e possam conferir, eles mesmos, a veracidade do que foi escrito. A opinião e experiências pessoais do autor com o assunto aproximam-no da realidade do leitor, tornando a leitura mais atraente que uma "redação de jornal".

Falar mal da Microsoft é como lutar Krav Magá com cachorro morto: ninguém resiste em bater um pouco mais no saco de pancadas predileto de 90% dos sites sobre tecnologia.
E esse foi o pecado cometido pelo DownloadSquad ao publicar uma matéria criticando ferozmente o Internet Explorer 7, citando artigos e fundamentando corretamente a opinião. Comecei a escrever um post sobre o assunto até que ao verificar as fontes dos posts, notei que a data era Agosto de 2005.

As fontes estão todas corretas, assim como as opiniões emitidas, mas os dados são TODOS com mais de 1 ano e falam do Beta 1 do programa e não do Beta 3, ou seja, completamente obsoletos. O risco de escrever algo assim sem verificação dupla é passar um mico tremendo. E com os leitores cada vez mais exigentes, não passa despercebido.

Dessa experiência, aprende-se algo positivo: verificar as fontes de nossas fontes é uma tarefa demorada, mas essencial. A recompensa é a confiança do seu público, que volta todos os dias para ler o que foi escrito, sabendo do seu cuidado e perdoando quando ocorre algum eventual deslize. A Info e o DownloadSquad caíram, por não ter verificado suas fontes. A notícia era quente, mas a fonte, uma fria. Brrr.

relacionados


Comentários