Meio Bit » Arquivo » Mobile » Duas semanas com o Blackberry 8700g

Duas semanas com o Blackberry 8700g

18 anos atrás

Após duas semanas usando o Blackberry 8700g, aqui vão minhas impressões sobre o dispositivo e o serviço.

- Celular: o sinal é excelente, claro que isto depende muito da operadora. Estou na rede da T-Mobile e aqui em Chicago funciona muito bem. O aparelho em si dispõe de um viva-voz ótimo, que uso no carro e tem um microfone e volume muito bons. É fácil ligar o viva-voz através de uma tecla, não precisa ficar fuçando e entrando em menus para aciona-lo. A integração com o sistema de contatos é também muito boa. Merece destaque o sistema de perfis também, que tem configurações diferentes quando o aparelho está dentro ou fora do holster.

- Funções de dados: o browser que vem instalado no Blackberry satisfaz minhas necessidades. Ele é rápido suficiente, e tem suporte a CSS e Javascript. Uso direto o Bloglines Mobile, nem preciso instalar outro aplicativo para isto. O sistema de mensagens também é fantástico: uso uma inbox só para todas as contas de e-mail que tenho, porém algo que não funciona com POP3 é a integração total, com sincronização das caixas postais. Para isto é necessário um servidor Exchange com o BES (Blackberry Enterprise Server). Para que contas de e-mail Yahoo tem sincronização, mas não vou mudar de serviço por causa disto. O teclado é muito bom, consigo digitar com relativa facilidade. Pequenas coisas que fazem diferença: quando estou digitando em um campo de e-mail, a tecla espaço automaticamente entra o caractere "@"; em um campo de URL, o espaço digita um ".". O Blackberry é cheio destes pequenos detalhes que agilizam o trabalho. A tela também é muito boa, e tem um sensor de claridade que diminui ou aumenta o brilho e a iluminação do teclado, conservando bateria.

Aspectos negativos até agora: raramente a conexão EDGE se perde, e é necessario desligar o wireless e religa-lo para ele conectar novamente. Isto aconteceu 3 vezes e não chega a incomodar. Eu sou canhoto e o controle do sistema é feita pela scrollwheel na parte direita do aparelho... fazer o que, estou me adaptando a usar o aparelho com a mão direita. A bateria a meu ver deixa um pouco a desejar, preciso carregá-la a cada 2-3 dias. Não chega a ser ruim, mas cheguei a ficar sem bateria 2 vezes por estar acostumado com um aparelho que era carregado a cada 4-5 dias somente. É o "preço" a se pagar pela conectividade always-on e uma tela colorida enorme. E o último aspecto negativo é a falta de sincronia de meu email. Parece que o Gmail vai ter sincronia em breve, mas prefiro não apostar nisso.

Dois aplicativos que instalei e uso muito:
- Google Maps
- Google Talk

Em resumo, estou muito satisfeito com o aparelho e serviço. Ainda tem muitos atalhos e macetes que ainda preciso aprender, mas do jeito que está já funciona muito bem.

relacionados


Comentários