Meio Bit » Baú » Mobile » Quando o Opera dominou a Terra

Quando o Opera dominou a Terra

08/08/2006 às 21:00

Para oito entre dez usuários ele é o maior, o melhor e o mais completo navegador disponível, bom o bastante para não se importarem em pagar por ele. Deixou o Internet Explorer para trás, junto com o resto da concorrência. É algum sonho molhado de um fanboy, delirando noite adentro?

Não, é o mercado de navegadores para dispositivos móveis, onde o escolhido de 8 entre 10 geeks é o Opera Mobile e o Opera Mini.

Embora sua qualidade técnica seja reconhecida por todos, a dura realidade é que o Opera, no mundo dos desktops é absolutamente insignificante. Com 10% dos usuários do Firefox, ele é largamente ignorado. Já nos celulares e PDAs, sua posição é invejável.

Trabalhando intimamente com os fabricantes, o Opera é oferecido para uma impressionante quantidade de plataformas, de PDAs a Nintendos, passando por literalmente dezenas de telefones.

Como aplicação no Windows Mobile ele é excelente. Rápido, conta com um bloqueador de popups e traz o que o Internet Explorer não traz nem no PC: Abas.

A visualização de sites é muito boa. Ajudado pelas fontes ClearType, mesmo sites como o Digg são legíveis.

Algumas afirmações são exageradas, claro. Não são todos os sites da Internet acessíveis por ele. Ele se enrola com páginas mais complexas. Flash também, ainda é impossível. Só está disponível no pocket Internet Explorer e no NetFront, seu concorrente direto.

Com Javascript, controle sobre animações e um gerenciador de downloads, o Opera mobile ainda possibilita que você o configure para se apresentar como uma aplicação desktop, ao invés de um programa rodando em um PDA.
Isso evita que você seja direcionado para páginas mais simples, que nem sempre trazem o conteúdo desejado.

Com licença custando US$24,00, o Opera Mobile é altamente recomendado, e um programa que me orgulho de ter registrado. Afinal, ter fãs é bom mas na hora que o Seu Barriga aparece para cobrar o aluguel da sede do Opera, ele quer é dinheiro.

Já o Opera Mini está disponível para download gratuito. Há um demo online aqui.

relacionados


Comentários