Meio Bit » Arquivo » Software » OSCON 2006

OSCON 2006

Contribuição de nosso amigo Anderson Kenji Mise, sobre sua experiência na OSCON 2006. A OSCON (Open Source Convention) é um evento anual realizado pela editora O'Reilly, com edições no Estados Unidos e na Europa (EuroOSCON). Já faz uma semana que a OSCON 2006 acabou, mas ainda dá tempo

17 anos e meio atrás

Contribuição de nosso amigo Anderson Kenji Mise, sobre sua experiência na OSCON 2006.

A OSCON (Open Source Convention) é um evento anual realizado pela editora O'Reilly, com edições no Estados Unidos e na Europa (EuroOSCON). Já faz uma semana que a OSCON 2006 acabou, mas ainda dá tempo para falar um pouquinho desta conferência.

Realizado em Portland, no gigante Oregon Convention Center, o congresso começa com tutoriais na segunda e terça-feira, durante o dia inteiro. Ano passado tivemos tutoriais de Ruby on Rails com o própio David H. Hansson, neste ano Damian Conway, Dave Thomas, Mike Clark, Amy Hoy entre outros apresentaram seus tutoriais.

Na terça-feira à noite começam alguns Keynotes e a O'Reilly e o Google entregam o Open Source Award. No mesmo evento é entregue o White Camel Awards para os destaques na comunidade Perl.

 72 200174127 D5D421A941

Larry Wall faz o State of the Onion, Kathy Sierra fala sobre usuários e paixão e Damian Conway faz uma excelente apresentação, sentado em um banquinho, lendo um livro: The Da Vinci Codebase.

Na quarta-feira é quando o evento é oficialmente aberto, o expositores e patrocinadores abrem seus stands, Nathan Torkington e Tim O'Reilly dão as boas vindas ao público.

Entre os expositores estavam Google, Yahoo!, HP, SUN, Fundação Mozilla vendendo camisetas do Firefox, Make Magazine, IBM, entre outros.

 73 208464691 F01788Cd3B

Após as keynotes pela manhã, até o fim da tarde temos as sessões de palestras nas diversas salas do Convention Center. Esse ritmo de keynotes+palestras se repete na quinta e sexta-feira.

Após as palestras, lá pelas 19h até às 22h, começam as BOFs (Bird of a feather), que são discussões em torno de um assunto. Perl, MySQL, PostgreSQL, Ubuntu, empreendedorismo estão entre os tópicos.

Ou seja, desde o começo da manhã, até à noite (noite em teoria, porque 21h o dia ainda está claro em Portland), é possível respirar, discutir, ver e participar de tecnologia na OSCON.

Até o ano retrasado voluntários ajudavam na organização da OSCON e em troca podiam participar do congresso. Ano passado a O'Reilly mudou isso e alguns desses voluntários resolveram montar a FOSCON (Free OSCON). Em um outro local, com o apoio do grupo de Ruby de Portland e fazendo uma vaquinha pra pagar a pizza, a FOSCON tem palestras sobre Ruby.

 64 200174111 E04B6B5537

Ano passado foi um evento memorável: DHH, Matz, Dave Thomas e why the lucky stiff. Este ano, embora sem as presenças destes ilustres, a FOSCON também foi um excelente evento. Lucas Carlson, Topher Cyll, Ryan Davis, Jim Weirich e Amy Hoy falaram sobre Ruby, Rails e unit testing.

Alguns brasileiros costumam andar pela OSCON, o Bruno Souza com a bandeira do Brasil nas costas é o mais fácil de se identificar (vai pra EuroOSCON este ano) 🙂

Mês que vem, de 18 a 21 de setembro, acontece a EuroOSCON na Bélgica. Se você perder a EuroOSCON, ano que vem tem mais, de 23 a 27 de julho, no mesmo local, OSCON 2007.

Já ia me esquecendo, a região de Portland tem a maior concentração de micro cervejarias e a OSCON costuma combinar com a mesma semana da Oregon Brewers Festival. Na OSCON já é possível entrar no clima:

 60 200174154 Bb01F40Ade
(de graça)

relacionados


Comentários