Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Nikon D5100 e outras notícias

Nikon D5100 e outras notícias

13 anos atrás

A Nikon mostrou no dia de hoje a câmera que vai substituir um de seus grandes Best Sellers. A Nikon D5100 vem para ser mais uma opção no mundo da fotografia para quem não quer gastar muito, mas também não quer ficar com o modelo mais básico. A câmera chega com poucas mudanças no corpo, mas com algumas importantes características internas. A primeira característica a ser levada a sério é o sensor CMOS no formato DX com 16 megapixels de resolução máxima. Você pode até dizer que é uma resolução menor do que a concorrente está praticando, mas por que alguém iria querer uma resolução maior que essa?  Só lembrando que esse é o mesmo sensor que equipa a irmã maior, a Nikon D7000. Também temos que destacar o novo modo HDR (High Dynamic Range) que produz uma única imagem tendo como base duas capturadas pela câmera. Digo que isso é muito útil, tanto do ponto de vista prático quanto artístico.

Do lado de fora, temos duas melhorias significativas. O visor LCD de 3 polegadas e com 921 mil pixels. O sistema de cores utilizado no visor é o sRGB e a Nikon promete que será bem melhor que o visor anterior. Sinceramente, nunca tinha dado muita importância para o visor articulado em uma câmera fotográfica, mas recentemente tive boas experiências com ângulos inusitados e possibilidades de auto retrato. Então acho que vale a pena investir nessa possibilidade. Outra coisa bacana do equipamento é o o D-Movie, onde você pode acionar e editar os vídeos em alta definição (1920 X 1080p com 30 quadros por segundo) com autofocus ativo. Aliás, cabe lembrar que um ponto negativo que todo mundo aponta no sistema da Nikon de vídeo é que o barulho do autofocus durante a gravação é captado pelo microfone da câmera. Espero que isso seja um problema solucionado brevemente. Também cabe um breve destaque ao botão de acionamento do Live View bem prático ao lado do seletor de modos.

Agora uma coisa inédita. Segundo a empresa essa seria a primeira câmera a contar com efeitos especiais que podem ser aplicados às imagens ou vídeos. A Olympus foi uma das pioneiras dentro dessas aplicações com seus filtros especiais, e a Nikon agora está entrando de cabeça nessa moda. Encontramos no equipamento o Selective Color, onde você escolhe uma cor e o resto da foto fica preto e branco (coisa famosa em álbuns de casamento), o Color sketch, onde a câmera trabalha com esboços de cores, o Miniature effect, onde objetos à distância aparecem como miniaturas, e o Night vision, onde a câmera aumenta o ISO até valores absurdos como o 102.400 para poder fotografar a noite. Mais um atrativo para você poder variar e ousar em suas fotos.

nikon D5000

Microfone Externo

Junto com a nova Nikon 5100 a empresa também está colocando no mercado o microfone externo multi-direcional ME1. Uma das poucas deficiências da gravação de vídeos nas DSLR é a qualidade do som. Segundo a Nikon esse microfone, com capacidade de captar sons em estéreo, vai melhorar a qualidade do som e prevenir o barulho da vibração das lentes durante o processo de autofocus. Segundo os blogs europeus o brinquedo vai custar em torno de 140 euros.

micronfone externo nikon

60 Milhões de lentes

Outra façanha da Nikon foi chegar à marca de 60 milhões de lentes Nikkor produzidas. Essa marca é alcançada no mês de março, tendo que a primeira lente Nikkor saiu da fábrica em 1959. O feito fica mais grandioso se lembrarmos que a comemoração da marca de 55 milhões de lentes foi cravada em agosto de 2010. Parabéns a Nikon e a todos os seus usuários.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários