Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Filme Fotográfico Digital – a pegadinha que correu o mundo

Filme Fotográfico Digital – a pegadinha que correu o mundo

13 anos atrás

Bem, quase todo mundo viu ou caiu em uma pegadinha no dia 1º de Abril. Infelizmente não tive nenhuma grande idéia no mundo da fotografia, mas isso não quer dizer que não tenham acontecido ótimas brincadeiras. Até alguns dos mais renomados fabricantes de equipamentos ou prestadores de serviços entraram na onda da data e mostraram seu lado divertido para os consumidores. Porém, a pegadinha que mais rendeu foi o lançamento de um produto voltado para quem tem em casa aquela câmera mecânica de 20 ou 30 anos atrás. Estou falando do Filme Digital.

A coisa foi tão bem montada e divulgada que até hoje tem gente pensando que é verdade. O site do produto é totalmente crível e a proposta, em um mundo perfeito, poderia até dar certo. Aliás, a proposta foi colocada como projeto, alguns anos atrás, quando as câmeras digitais estavam despontando no horizonte e todo mundo estava com pena de aposentar o equipamento atual. Porém, o alto custo do desenvolvimento, a baixa qualidade de imagem e o barateamento das atuais câmeras digitais, levaram o projeto para o ostracismo.

filme digital

 

No caso da pegadinha, o produto se chama Re35 e seria uma unidade de armazenamento acoplada a um sensor flexível que se encaixaria no compartimento dos filmes fotográficos das câmeras mecânicas e eletrônicas. Já nesse momento a gente fica meio com a pulga atrás da orelha, pois eu não conheço tecnologia de sensor flexível (pode até existir, mas me escapa ao conhecimento). Assim como os filmes fotográficos e os sensores foveon, o Flexisensor (nome da invenção) seria formado por camadas. A base de armazenamento pode ser conectada ao PC ou Mac e descarregar as fotos ao mesmo tempo em que carrega a bateria interna. Agora, o máximo da comodidade é que você pode escolher a forma do sensor e a resolução. O acessório está disponível para câmeras de 35mm e médio formato, além das resoluções de 4, 8 ou 12 megapixels.

filme digital 2

O site já saiu do ar e existe um texto explicando que tudo não passou de uma brincadeira, mas que seria ótimo a existência de um produto como esse. Eu concordo.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários