Meio Bit » Baú » Demais assuntos » O fetiche da Apple por couro

O fetiche da Apple por couro

Apple flerta com interfaces inspiradas no mundo real nos previews do Mac OS X Lion. Retrocesso?

04/04/2011 às 14:02

A Apple anunciou que o OS X Lion levaria as inovações introduzidas no iOS para o Mac, trazendo coisas como a App Store e até mesmo o launcher do sistema móvel para os desktops.

Quando o primeiro preview do Lion saiu, a influência do iOS era óbvia em alguns programas, mas eles ainda mantinham uma interface mais próxima do Mac, com uma exceção: o Address Book, praticamente idêntico à versão para iPad, com visual de agendinha de papel. Mas houve quem achasse que a Apple estava apenas experimentando com um "aplicativo menor".

Agora, no segundo preview, quem recebeu uma mudança foi o iCal, que ganhou um cabeçalho de "couro sintético", com direito até a detalhes da costura.

O que funciona no iPad não funciona no Mac. No iPad, interfaces que imitam o mundo real ajudam a tornar a experiência mais imersiva — como você interage diretamente com a tela, o aplicativo parece mais real. E ainda assim, há quem critique essas interfaces.

Mas no Mac, a única utilidade de se fazer uma interface assim é a "beleza" — algo bastante relativo. O iCal pode até parecer bonitinho com essa "frescurinha", mas quando você coloca junto a outros aplicativos, cada um com sua interface diferenciada, vira uma bagunça. No iOS funciona porque você só vê um App por vez.
E, ao menos para mim, esse tipo de detalhes me faz lembrar a época do IBM Realphone ou o Microsoft Bob.

Chega a ser irônico, porque se a interface do Windows 8 realmente for inspirada no estilo Metro, usado no Windows Phone 7, como dizem os rumores, pode ser que a Apple fique para trás exatamente em uma das áreas que ela tanto valoriza...

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários