Meio Bit » Arquivo » Indústria » Em 2015, Windows Phone será o segundo sistema móvel mais popular do mundo

Em 2015, Windows Phone será o segundo sistema móvel mais popular do mundo

IDC prevê ranking de sistemas operacionais móveis em 2015. Windows Phone 7 estará em posição bastante privilegiada, caso a previsão se confirme.

13 anos atrás

Nokia Windows Phone

Nokia Windows Phone

Previsões na área de tecnologia são quase como roletas-russas: você pode tentar prever algo hoje, até usando parâmetros concretos, mas uma reviravolta ou mesmo um pequeno detalhe que mude num ponto-chave da indústria pode inviabilizar esse cenário futurista.

A IDC previu, num recente relatório, como estará o mercado de smartphones em 2015. Sem surpresa, o Android aparece no topo da lista, com 45,4% do mercado. Em segundo lugar, errou quem disse iOS/iPhone, errou quem disse BlackBerry, errou ainda mais quem lembrou do Symbian. Segundo a IDC, em 2015 o Windows Phone 7 será o segundo sistema mais popular do planeta, respondendo por 20,9% do mercado de smartphones. Em terceiro estará o iOS (15,3%) seguido do BlackBerry (13,7%). Na lanterna, o Symbian, com quase invisíveis 0,2%.

O ranking fica assim:

Ranking de sistemas operacionais móveis (2011-2015).

Ranking de sistemas operacionais móveis (2011-2015).

Chama a atenção a queda vertiginosa do Symbian, até a pouco tempo atrás o carro-chefe da Nokia, maior fabricante de celulares do mundo. Com lançamento previsto para 2012, o primeiro Nokia Windows Phone promete uma revolução na telefonia móvel e é apontado, pela IDC, como o ponto de partida da virada da Microsoft na área.

Essa conclusão é recheada de incertezas. É sabido que no acordo entre as duas gigantes a Nokia conseguiu algumas regalias, exclusividades que as demais fabricantes, como HTC, Samsung e Dell, não têm. Mas duvido muito que, por exemplo, os requisitos mínimos de hardware, que são bem elevados na plataforma, sejam puxados para baixo. O lançamento de smartphones low e mid-end com Windows Phone 7 afetaria todo o ecossistema e acabaria com uma das principais vantagens da plataforma: experiência de usuário homogênea, independente do modelo/fabricante.

Partindo dessa conclusão, e se lembrarmos que o "core" das vendas da Nokia é de celulares e smartphones de entrada (que o diga a avalanche de modelos S40 e a imortal linha 5xxx), de que forma o Windows Phone 7 ganhará esse "boost" em popularidade? É um questionamento pra lá de válido.

O press release da IDC ainda comenta números de crescimento do setor nos últimos anos. Em 2010 a indústria despejou no mercado 303,4 milhões de novas unidades. Para 2011, espera-se um crescimento na casa dos 49,2%, o que se traduz em 450 milhões de aparelhos.

Via ZTOP.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários