Meio Bit » Arquivo » Games » Ubisoft e a lição dada por Spike Lee

Ubisoft e a lição dada por Spike Lee

Após falha em loja virtual, empresa decide dar os jogos aos que se aproveitaram de falha.

13 anos atrás

Faça a Coisa Certa, de Spike Lee

Mesmo sendo um grande admirador de boa parte dos jogos que a Ubisfot lança, você certamente já me viu a criticando duramente, seja por adotar um dos piores sistemas de DRM já criados, seja por utilizar arquivos pirateados em seus próprios jogos, mas hoje eu preciso elogiar uma atitude tomada pela desenvolvedora francesa.

No dia 18 desse mês a versão australiana da loja online deles mostrou durante quase três horas  que vários jogos estavam sendo oferecidos gratuitamente. Bastava a pessoa escolher o que desejava baixar e não demorou até que uma enorme quantidade de jogadores se aproveitassem da falha. Especulava-se que a empresa tomaria uma medida enérgica contra os espertões, talvez cancelando suas contas, provavelmente fazendo com que os jogos deixassem de funcionar, até que alguns deles começaram a receber a seguinte mensagem por email:

AOS NOSSOS CONSUMIDORES DA UBISHOP

Na última semana, o site australiano da Ubishop mostrou quase todos os jogos com um desconto de 100%. Aquilo era obviamente um erro no sistema, que agora foi corrigido.

Como você foi rápido o bastante para aproveitar a falha, gostaríamos de avisar que a Ubisoft irá honrar essa venda com o desconto total. Esperamos que você aprecie os jogos e o convidamos a visitar o nosso website novamente para ver a linha para PC que está por vir e as promoções regulares. Reconhecidamente, elas provavelmente não serão tão generosas quanto a que você aproveitou…

Saudações,

O time da Ubishop

Alguns poderão dizer que a Ubisoft não fez mais do que sua obrigação, que a culpa não foi dos consumidores, mas a coisa não é bem por aí. É óbvio que a falha foi deles, mas é ainda mais evidente que todos sabiam que uma companhia não daria quase todo o seu catálogo assim de repente e caso ela decidisse que o certo seria bloquear os jogos, eu não veria a atitude com maus olhos. No entanto, a companhia percebeu que a sua imagem poderia sair seriamente manchada (repito, na minha opinião injustamente) do episódio caso ela não fizesse o que fez e no final das contas penso até que o tapa com luva de pelica presente no email serve para mostrar aos jogadores que todos nós sabemos o que vocês fizeram no verão passado.

Ao subir dos créditos, alguns ganharam uns joguinhos e a Ubi foi astuta ao tratar de se livrar de um problema que poderia tomar dimensões colossais e está aí o seu mérito.

[via EvilAvatar]

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários