Meio Bit » Arquivo » Indústria » Mini-USB: mais dispositivos com o mesmo plug

Mini-USB: mais dispositivos com o mesmo plug

18 anos atrás

Já foi comentado aqui no Meio Bit sobre o excesso de cabos e plugs, mas recentemente parece que há uma luz no fim do túnel.

Parece-me que mais e mais fabricantes estão desenvolvendo seus dispositivos com entradas mini-USB, inclusive permitindo não só a transferência de dados como também o carregamento das baterias. De todos os cabos e sistemas que eu experimentei, o melhor e mais simples de usar é o USB. Algo que realmente funciona. Atualmente, disponho de 4 dispositivos com entradas mini-USB, o que faz com que eu tenha 3 cabos a menos na minha mesa. Até mesmo a Motorola implementou isto no celular RAZR. Pelo menos para os fabricantes de celular, talvez o foco tenha mudado um pouco. Ao invés de lucrar com carregadores e cabos, o lucro agora pode ser proveniente de aplicativos, ringtones e serviços. Até porque boa parte dos usuários compra carregadores e acessórios "genéricos" mesmo.

Enquanto isto, a Apple teima em manter seu plug proprietário nos iPods, o mesmo valendo para o Palm Treo.

Enquanto não chega uma tecnologia wireless melhor do que o Bluetooth, pequenos passos como este ajudam a nos livrar do excesso de cabos.

relacionados


Comentários