Meio Bit » Arquivo » Indústria » Microsoft compra WinInternals e leva por tabela SysInternals

Microsoft compra WinInternals e leva por tabela SysInternals

18 anos atrás

Mark Russinovich e Bryce Cogswell são nomes conhecidos no meio profissional que trabalha com Windows, principalmente por suas excelentes ferramentas de diagnóstico e monitoramento de sistema, através do SysInternals, completamente gratuitas. Não apenas isso, a empresa deles, a WinInternals é um Microsoft Gold Partner e o Russinovich, um MVP. A aquisição da empresa leva para a plataforma Windows 2 profissionais excelentes e ainda por cima, uma família de ferramentas.

Agora eles farão parte da equipe de desenvolvimento da Microsoft, divisão de Plataforma e Serviços, que segundo Russinovich, em seu blog, inclui a as divisões de Core Operating Systems, Windows Client e Windows Live, Windows Server e Tools (ferramentas).

Administrator’s Pak, Protection Manager, Defrag Manager e Recovery Manager são as ferramentas comerciais adquiridas. Pelo nome, nota-se que a Microsoft ou irá vender como soluções separadas ou vai simplesmente incluir o software como valor agregado do sistema operacional. Por exemplo, o desfragmentador pode realizar essa tarefa de um ponto central e desfragmentar os servidores localizados na rede. O Administrators Pack é a versão comercial de várias ferramentas de recuperação e administração gratuitas no SysInternals.

Programas como o RegMon e o FileMon são tão completos que podem funcionar como ferramentas de investigação forense. O FileMon, por exemplo, monitora TODAS as chamadas do sistema de arquivos. Foi assim que Russinovich descobriu o rootkit da Sony em CDs comuns. Provavelmente esses utilitários farão parte do Windows Genuine Advantage num futuro próximo, o que faz sentido pela estratégia da empresa em estimular a licença original do Windows. Por enquanto, continua tudo como está.

E aqui cabe uma pequena revelação: todas as ferramentas utilizam documentação disponível no MSDN e APIs do próprio Windows. Bastou alguém com capacidade para estudar, entender e criar ferramentas que fazem uso delas.

Fonte: WinInternals, SysInternals

relacionados


Comentários