Meio Bit » Arquivo » Internet » Agora você pode usar seu Google Profile sem ficar envergonhado

Agora você pode usar seu Google Profile sem ficar envergonhado

Google reformula Profiles e o deixa aceitável para ser usado profissionalmente.

13 anos atrás

Informação é poder. Se esse mantra é válido pra você, concordamos que a Google tem muito poder. Buscas, email, rede social etc. etc. etc. Cedemos, em troca de excelentes serviços gratuitos, nossas informações para a empresa mais famosa de Mountain View.

Com o fortalecimento do Facebook na Internet, é natural que a Google invista mais em redes sociais. A tentativa inicial da empresa, o orkut, deu certo — mas só no Brasil. Lá fora, o orkut é tão famoso quanto o Netlog é por aqui. Rumores sobre o "Google Me", uma nova e reformulada rede social para bater de frente com o Facebook, estão no ar há alguns meses, mas até agora, nada de concreto foi mostrado.

Enquanto uma rede social genuína da Google não aparece, outros elementos do gênero ganham atualizações. O último foi o Google Profiles, o serviço de perfis públicos da Google lançado em julho de 2009. Ele tem a vantagem de "puxar" informações suas de outros domínios da empresa, mas, convenhamos: o visual original, antigo, era feio de doer. Com tantas alternativas bacanas de perfis online, o da Google só tinha serventia, mesmo, para figurar nos resultados de busca...

Isso agora é passado. A Google liberou uma bem-vinda atualização para o Profiles. O tapa no visual foi muitíssimo acertado, deixou o layout mais agradável e profissional, do tipo que pode ser usado pra valer como um resumo da sua identidade online.

Novo Google Profile.

Novo Google Profile. (Clique para ampliar — mas cuidado com minha beleza!)

Além da parte estética, o serviço sofreu algumas mudanças no seu funcionamento. A foto agora tem resolução maior e novos campos foram adicionados, como o mini-biografia, palavras-chave que o definem, histórico profissional e status de relacionamento. A integração com Flickr e Picasa Web Albums, que devolvia fotos no topo do perfil automaticamente, não existe mais. Ainda é possível exibir imagens, mas elas devem ser enviadas manualmente.

Vale lembrar que, por ora, o Google Profiles não está disponível no Brasil, ou seja, é preciso entrar via Google americano. E, o que é mais estranho, a antiga versão ainda persiste em paralelo à nova, essa disponível por esse link direto.

relacionados


Comentários