Meio Bit » Baú » Mobile » Android 2.3.3 permitirá screenshots — sem rooting!

Android 2.3.3 permitirá screenshots — sem rooting!

Nova versão do Android, 2.3.3, trará suporte nativo a screenshots. Diga adeus à necessidade de rooting para tirar fotos da interface do seu smartphone!

01/03/2011 às 9:50

Screenshots? Agora pode.

Screenshots? Agora pode.

Então você gasta três meses de salário num smartphone top de linha, com a última (ou penúltima, ou antepenúltima...) versão do Android. Após a interminável espera para recebê-lo, ele chega. A embalagem é aberta, o aparelho ligado, e após maravilhar-se com a tela, as transições, os aplicativos pré-instalados e o Android Market, o que você faz? Tira uma screenshot com seu launcher e wallpaper animado do Mario Bros. para publicar no Twitpic, claro!

Ou não?

Se você nunca mexeu com um Android, a informação a seguir talvez choque: não é possível tirar screenshots no sistema. É. Até o Symbian, com o aplicativo certo, faz. iPhone? De cara, ridiculamente simples. Windows Phone está no mesmo barco do Android, sem solução à vista no horizonte...

A bem da verdade, dá para tirar screenshots no Android. O único impasse é que para ter essa vital funcionalidade nos atuais aparelhos, é preciso apelar para o rooting, o desbloqueio que dá acesso irrestrito ao sistema. Como não são todos que têm a coragem e/ou paciência para debulhar tutoriais e se aventurar pelos complicados procedimentos que a técnica requer, acaba sendo algo bastante limitado, somente para quem fuça mesmo no sistema. O Android Market está recheado de aplicativos de screenshot, mas todos, sem exceção, só funcionam em modelos "rooteados".

Felizmente, após alguns anos de estrada, essa lacuna está prestes a ser fechada. De acordo com o Android Central, o Android 2.3.3 trará mudanças no serviço SurfaceFlinger, as quais permitirão a quaisquer aparelhos, mesmo os como vieram de fábrica, tirar screenshots. Mais informações (técnicas, bem técnicas) aqui.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários