Meio Bit » Baú » Indústria » Microsoft Investe em Robótica

Microsoft Investe em Robótica

11/07/2006 às 17:35

O Microsoft Robotics Studio é uma plataforma de desenvolvimento que pretende facilitar e unificar trabalhos na área de robótica, com parcerias que vão da Universidade Carnegie Mellon até a LEGO®, com suporte ao futuro MINDSTORMS® NXT.

O Robotics Studio não só prevê a integração de recursos e o reaproveitamento de código, como é usado mesmo antes dos robôs serem construidos. Há um módulo de visualização e testes que simula o comportamento do robô em condições reais. O Engine de física em tempo real PhysX™ da AGEIA™ foi licenciado especialmente para isso, e provavelmente será incluído no DirectX10. A programação pode ser feita em qualquer linguagem suportada pelo VisualStudio, tanto para robôs controlados por PCs quanto para robôs autônomos.

O SDK é tão versátil que código pode ser escrito em JScript, rodando em um browser e controlar um robô externo. Com isso robôs domésticos ganham uma interface amigável. Sistemas de automação doméstica ficariam bem mais flexíveis. Espalhe sensores pela casa e ela toda pode agir como um robô, as possibilidades são infinitas.

Só para lembrar, o Visual Studio Express, que também é suportado, é gratuito.

Aqui temos um vídeo de quase 1h bem interessante, com o líder do projeto falando do MRS. Também é uma amostra de como é a Microsoft por dentro. Assista, recomendo. Todo mundo de camiseta, o escritório fechado, sem as malditas baias que infestam as empresas normais.

Já vi que terei muito com o que brincar quando comprar meu kit do Mindstorms NXT.

relacionados


Comentários