Meio Bit » Arquivo » Software » Windows 98 - de hoje não passa

Windows 98 - de hoje não passa

18 anos atrás


Conforme reportamos aqui, hoje é o último dia de suporte do Windows 98. Originalmente planejado para 2003, expandido para mais três anos. é o maior período de suporte e manutenção da história dos sistemas operacionais para desktop.* Foram oito longos anos, e embora o 98 tenha sido uma excelente plataforma para jogos, e um desktop decente, ele não tem condições de sobreviver nos tempos de hoje.

* Correção: Conforme o Fábio apontou, o recorde é do OS/2 Warp. Talvez devesse ter dito "sistema operacional relevante", mas os 5 usuários de Warp do planeta escreveriam emails desaforados.

Ainda há muita gente usando o 98 por aí. São basicamente dois grupos:

1 - Os preguiçosos, que não querem aprender um sistema novo, nem que seja o Windows 2000. Insistem que o 98 os atende, usam a estratégia do avestruz para justificar sua não-preocupação com segurança.

2 - Os que usam equipamentos velhos e obsoletos, que não suportariam uma versão mais pesada do Windows.

Agora esse pessoal tem 3 possibilidades:

1 - Faça um upgrade no equipamento e instale XP ou o Windows2000.

2 - Mantenha o hardware e instale um Ubuntu da vida, desabilite algumas frescuras gráficas e aprenda a usar um sistema operacional novo que dificilmente deixará de atender o que o 98 atendia.

3 - Deixe tudo como está, espere os fabricantes de spyware descobrirem novos bugs, infectarem sua máquina ao ponto de ela se tornar inútil e então chorar.

Ah sim, não adianta pensar em alternativas, a médio prazo nem o Firefox vai ajudar. O suporte a Windows 9X / ME será cortado na versão 3.0.

Uma grande fração das máquinas-zumbi (controladas remotamente por hackers) da Internet, usadas em ataques DOS, envio de spam e outras atividades ilegais, roda 98, pela facilidade de contaminação, mais a falta de hábito desses usuários em atualizar seus programas. NUNCA achei uma instalação 98 que, rodado o Windows Update, não tivesse toneladas de atualizações pendentes.

O usuário de 98 que não faz atualizações, se considera seguro e esperto demais para ser contaminado é prejudicial à Internet.

É o equivalente ao sujeito que não usa cinto de segurança e quando você pega carona e coloca o cinto, reclama, dizendo que ao colocar o cinto você está questionando a habilidade dele, pois dirige bem e não vai bater. Infelizmente este é um portal de família, então não posso reproduzir a resposta que dou nesses casos.

relacionados


Comentários